Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina sedia evento esportivo de relevância nacional a partir desta quinta-feira (4), quando começam os Jogos Escolares da Juventude – etapa de 12 a 14 anos. A partir das 17h, o Ginásio de Esportes Moringão será palco da abertura oficial. A cerimônia é livre ao público e terá apresentações esportivas e artísticas. A solenidade será conduzida pela jornalista Fernanda Gentil, da Rede Globo, a partir das 18h. A maior competição brasileira entre estudantes é realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL).

Cerca de quatro mil jovens atletas estarão em Londrina para competir até o dia 13 de setembro, em um total de 13 modalidades. No total, estão envolvidas no evento 4.660 pessoas. São 27 delegações, uma de cada estado, menos o Acre, uma do Distrito Federal e uma representando a cidade-sede. As modalidades são atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Entre os dias 5 e 7 ocorrem as disputas individuais, e de 9 a 13 serão realizadas as competições coletivas. Além de ser um celeiro de atletas, o evento contribui para a inserção social dos jovens alunos por meio do esporte.

Para conquistar a posição de sede dos Jogos, Londrina teve que mostrar sua força estrutural e condições diferenciadas para superar as candidaturas das capitais João Pessoa e Maceió. Neste sentido, os esforços do prefeito Alexandre Kireeff e da Fundação de Esportes de Londrina, além de todos os envolvidos, foram fundamentais para colocar a cidade novamente em evidência no cenário esportivo brasileiro. Os órgãos de trânsito, obras, saúde e segurança, entre outros, estão mobilizados e preparados para trabalhar oferecendo suporte adequado ao evento.

Ídolos brasileiros são embaixadores

Atletas vitoriosos e de renome no esporte nacional, entre eles quatro medalhistas olímpicos, serão embaixadores desta etapa dos Jogos Escolares da Juventude e estarão em Londrina durante as disputas. Natália Falavigna (bronze em Pequim 2008, no taekwondo), Vanderlei Cordeiro (bronze em Atenas 2004, na maratona), Carlos Honorato (prata em Sydney 2000, no judô) e Elisângela Oliveira (bronze em Sydney 2000, no vôlei) se juntam a mais nove atletas olímpicos ou pan-americanos para transmitir suas experiências aos jovens atletas que iniciam suas trajetórias no esporte.

O objetivo é contribuir para a formação dos estudantes dentro e fora da competição, através de palestras, atividades culturais, presença no local da competição da respectiva modalidade, entre outras ações.

Delegação de Londrina

A delegação londrinense conta com 143 integrantes entre comissão técnica, dirigentes e atletas. Londrina compete em 11 das 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Não disputa apenas luta olímpica e natação.

Abaixo reunimos mais informações sobre cada uma das modalidades que serão disputadas pelas equipes londrinenses.

Atletismo

Nos Jogos Escolares da Juventude de 12 a 14 anos, são 22 provas pelos alunos/atletas, sendo 11 masculinas e 11 femininas.

O atletismo é a modalidade esportiva mais antiga dos Jogos Olímpicos. O stadion – corrida de aproximadamente 200m – reuniu cerca de 40 mil pessoas que assistiram à vitória do primeiro campeão olímpico, Koroebus, em 776 a.C, na Grécia Antiga.

Essa era a única competição dos primeiros Jogos da Antiguidade. Depois, outras modalidades surgiram e, atualmente, as disputas são divididas em provas de pista e de campo, com a separação entre corridas, e saltos e lançamentos.

Badminton

O badminton estreou no programa esportivo dos Jogos Escolares da Juventude em 2011. Cada estado pode inscrever dois alunos-atletas por gênero mais um técnico. São quatro provas em disputa: simples masculina e feminina, dupla masculina e feminina.

Os jogos são disputados em melhor de três sets de 21 pontos cada, sendo que os torneios de duplas têm eliminatórias simples e os torneios individuais grupos na fase classificatória e eliminatória simples nas demais fases. A competição segue as regras da Federação Mundial de Badminton e da Confederação Brasileira de Badminton.

Basquete

A delegação deve ter entre oito e dez alunos/atletas e um técnico por gênero. Os jogos têm dois tempos de 16 minutos com cronômetro travado quando a bola estiver fora de jogo, realizados em quatro quartos de oito minutos cada. Em caso de empate, haverá um período extra de três minutos cronometrados ou quantos forem necessários até que haja um vencedor.

Na fase classificatória, os times são divididos em grupos e dentro de cada grupo todas as equipes se enfrentam. Em cada gênero, classificam-se quatro equipes para a fase semifinal. Na fase final, as decisões de 3º e 4º lugares e 1º e 2º lugares são disputadas, respectivamente, pelos perdedores e vencedores dos jogos realizados na fase semifinal.

Ciclismo

As competições de ciclismo foram incluídas nos Jogos Escolares em 2010, com três provas diferentes. Cada estado pode inscrever dois alunos-atletas por gênero mais um técnico.

Todos os alunos-atletas podem participar das três provas: Contrarrelógio, 500m; Estrada individual, em circuito são 35 minutos no masculino e 20 no feminino e Prova de Critério.

Futsal

Cada estado pode inscrever uma única instituição de ensino, com delegação entre oito e dez alunos-atletas e um técnico por gênero. Os jogos são disputados em dois tempos de 15 minutos com cronômetro travado e com intervalo de cinco minutos. Nenhuma partida pode terminar empatada. Para o desempate, após o tempo regulamentar, são realizadas cobranças de cinco tiros livres diretos ao gol.

Ginástica Rítmica

Exclusividade feminina, cada delegação pode inscrever duas alunas/atletas e uma técnica. As disputas são realizadas em Arco e Bola Bola, Maça e Fita, e cada um tem exigências mínimas de apresentação de um minuto e 15 segundos a um minuto e 30 segundos.

Concurso I – fase classificatória, em que participam todas as ginastas. Concursos II e III – classificação final individual geral e por aparelho, conta com a participação de 24 ginastas, classificadas no Concurso I. Os resultados obtidos determinam as classificações finais do individual geral (CII) e do individual por aparelhos (CIII).

Handebol

Cada delegação pode inscrever uma instituição de ensino, com delegação formada entre 10 e 12 alunos/atletas, e um técnico por gênero. Os jogos têm duração de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos, com 10 minutos de intervalo. Os jogos não podem terminar empatados.

Caso no tempo normal isso ocorra, há prorrogação de dois tempos de cinco minutos. Persistindo o empate, uma primeira rodada de três cobranças de sete metros é realizada. Se não desempatar, haverá uma segunda rodada de três cobranças de sete metros, mas com outros atletas. Se ainda assim o placar continuar igual, serão adotadas cobranças alternadas.

Judô

A competição é disputada em dois torneios: equipes e individual. Cada delegação pode inscrever oito alunos-atletas e dois técnicos para ambos os gêneros, sendo um aluno-atleta por categoria de peso e gênero.

Nos torneios individuais as oito categorias de peso são assim denominadas: superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. O torneio por equipes pode ser disputado por equipes com um mínimo de três alunos/atletas inscritos. Em ambos os torneios, cada confronto tem a duração de três minutos. Caso seja necessário, o tempo de Golden Score é de um minuto.

Tênis de mesa

Cada estado pode inscrever dois alunos/atletas por gênero para todas as categorias e somente um técnico para ambos. As competições acontecem em torneios individuais e por equipes por gênero.

Na fase classificatória, os jogos são realizados em melhor de três sets de 11 pontos cada. A partir das oitavas de final, até a final, é melhor de cinco sets de 11 pontos cada, nas competições por equipes e nas individuais.

Vôlei

Cada escola representante de cada estado pode inscrever de nove a 10 alunos/atletas e um técnico por gênero. Na fase classificatória, os jogos são disputados em melhor de três sets, sendo os dois primeiros sets de 25 pontos e o 3º set, se necessário, de 15 pontos. Nas fases semifinal e final os jogos são realizados em melhor de cinco sets.
Xadrez

Cada estado pode inscrever um aluno/atleta por gênero e um técnico. A competição tem o tempo de jogo de 61 minutos para cada aluno-atleta. O sistema de disputa é o suíço, com emparceiramento em cinco rodadas em ambos os gêneros.

Como pontuação, são adotados os seguintes critérios:
• Vitória - 1 ponto
• Empate - 0,5 ponto
• Derrota – zero

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.