Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No próximo final de semana são realizados as últimas disputas da quinta edição dos Jogos Inter Atléticas de Londrina (JIA). O torneio universitário, que teve início no dia 13 deste mês, mobilizou mais de mil universitários de catorze atléticas. Alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Centro Universitário Filadélfia (Unifil) movimentaram os locais de prova nos dois últimos finais de semana. Os JIA vêm se consolidando como o maior evento universitário da cidade.

São dez modalidades disputadas, nas categorias masculina e feminina: futsal, vôlei de quadra, vôlei de areia, basquetebol, handebol, xadrez, tênis de campo, tênis de mesa, judô e atletismo. Os locais de prova do último final de semana são o Aterro do Igapó, o ginásio do Canadá Country Club e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Este ano, a presidência da Comissão Organizadora (CO) está nas mãos da Atlética de Exatas da UEL. Otávio Garcia, presidente da Liga das Atléticas de Londrina, conta as novidades desta edição. “Neste ano, tivemos jogos de tênis na AABB e, da UEL, usamos só a pista de atletismo. Houve jogos em outras localidades, como o xadrez, que foi disputado na UTFPR, no último sábado”.

Para os estudantes de Direito da UEL, os Jogos Inter Atléticas têm um sabor diferente. Os tatus-bola, como são denominados, são os únicos campeões dos JIA que estarão em quadra, pelo fato de a Atlética de Educação Física, tricampeã, não participar da competição esse ano.   O desejo é grande para voltar a erguer a taça. “Acho que nós temos grandes chances de ganhar, porque nos preparamos bastante, estamos treinando desde o começo do ano. O fato de 'Educa' não participar também ajuda, porque eles são sempre muito fortes”, avalia Caio Baln, presidente da AAASM.

Além das semifinais dos esportes coletivos e das competições de alguns individuais, o último final de semana de competição conta com o desafio de baterias universitárias, no domingo (28).

O que são as Atléticas?

Associações Acadêmicas Atléticas (AAA) - ou simplesmente Atléticas - são organizações estudantis para o desenvolvimento do esporte universitário. Fundadas e geridas pelos próprios estudantes, as Atléticas têm por função organizar jogos universitários, prover condições para o treinamento de atletas e organizar a bateria oficial da torcida. Tais associações não possuem vínculo institucional com as universidades, reafirmando assim sua autonomia financeira e de gestão. Dentro das Atléticas, subdividem-se as funções a fim de cobrir todas as tarefas necessárias. São elas: gerenciar a imagem da instituição, cuidar da burocracia pertinente à organização de jogos e eventos esportivos, formar equipes, treinar a bateria, gerir a tesouraria, arrecadar fundos, promover a associação de alunos, entre outras.

Renan Duarte/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.