Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Gabriela Tardivo, Giovanna Nogueira e o técnico Gilberto Miranda foram chamados para o Sul-Americano Escolar

A equipe Londrina/Caixa/IPEC de atletismo comemora mais uma convocação para a seleção brasileira. Integrantes da nova safra, Gabriela de Freitas Tardivo e Giovanna Nogueira Vespero (Colégio Ética) vão representar o time nacional no Campeonato Sul-Americano Escolar, que acontece entre os dias 1 e 9 de dezembro, em Arequipa, no Peru. O técnico Gilberto Miranda também foi chamado para dirigir a equipe feminina brasileira no torneio.

Esta é a terceira convocação da equipe somente em 2018. As duas anteriores foram com Pedro Tombolim e Maria Eduarda Gonçalves, que foram à Gymnasiade, maior competição escolar do planeta, em maio, e de novo com Tombolim, que foi aos Jogos Olímpicos da Juventude, há duas semanas.

A convocação para o Sul-Americano Escolar foi feita pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com base nos rankings nacionais, estabelecidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Gabriela de Freitas Tardivo é a atual líder da lista nas prova dos 1000 metros com obstáculos 1000 metros rasos. Giovanna, que é dois anos mais nova, é a segunda colocada no arremesso de peso, no ranking correspondente a sua idade.

Natural de Campo Largo, Gabriela Tardivo representa a equipe de Londrina desde 2016. Na atual temporada, ela sagrou-se campeã paranaense e repetiu o feito no Brasileiro sub-16, disputado em Fortaleza no início deste mês. Ela estabeleceu novo recorde da competição nos 1000 metros com obstáculos, 3min13seg22, sendo eleita a melhor atleta da competição, por índice técnico.

“Estou muito feliz com essa convocação. É o sonho de todo atleta representar o seu país. Vou continuar dando meu melhor nos treinos para poder representar bem o Brasil”, comentou a jovem de 16 anos, que é treinada por Cristiano Ribeiro.

Apontada como uma das promessas do arremesso de peso, Giovanna Nogueira foi vice-campeã estadual neste ano. Assim como a companheira de equipe, a londrinense de 14 anos também foi convocada pela primeira vez para uma seleção nacional. “Até agora a ficha ainda não caiu. É um estímulo muito grande para nós que estamos começando”, falou.

Tanto Gabriela como Giovanna também estão na lista de atletas da equipe londrinense que vão representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal, de 12 a 25 de novembro. Além delas, também conseguiram classificação Anna Lyvia Agostinho (75 metros) e Maria Eduarda Gonçalves (lançamento do disco).

Para o técnico Gilberto Miranda, a nova convocação reforça a representatividade da equipe no cenário nacional do atletismo. “Toda vez que recebemos uma convocação tem uma simbologia muito grande para nós. Mesmo fora dos grandes centros, isso mostra que temos feito um bom trabalho e cumprindo com a missão de fortalecer o atletismo nacional, revelando a cada ano novas promessas para o esporte”, sintetizou o treinador.

Rafael Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.