Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atletas da equipe conquistaram sete medalhas, marcaram novo recorde e obtiveram índice para Mundial para o Brasil; treinadores londrinenses integraram comissão técnica

Foi mais um final de semana daqueles para ficar na história da equipe Londrina/FEL/IPEC de atletismo. A conquista de sete medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude Sub-18 com a seleção brasileira escreve uma das páginas mais brilhantes da trajetória do projeto, criado há 22 anos em Londrina.

Quatro ouros, uma prata e dois bronzes, um novo recorde da competição estabelecido, uma classificação para Mundial. E ainda dois treinadores londrinenses integrando a comissão técnica brasileira, campeã geral do atletismo na competição. “Acreditamos muito que o trabalho é capaz de nos levar momentos que sempre sonhamos. E todos os dias batalhamos muito para isso, então tudo isso tem um valor muito grande para todos da nossa equipe. É uma competição internacional, onde estão somente os melhores de cada país, então esses resultados nos enchem de orgulho”, destacou o técnico Gilberto Miranda.

A londrinense Júlia Rocha Ribeiro (Colégio Ética) mostrou mais uma vez porque é considerada uma das grandes promessas do atletismo nacional. Aos 16 anos, a jovem que há três semanas sagrou-se campeã brasileira sub-20 dos 400 metros rasos conquistou três medalhas para o Brasil na competição. Foi ouro nos 400 metros e no revezamento 4 x 400 metros misto, e prata nos 200 metros. De quebra garantiu índice para disputar o Mundial Sub-20, entre 1 e 6 de agosto, em Cáli, na Colômbia.

 “Difícil encontrar até palavras para descrever esse momento que estou vivendo. Só sei que é fruto de muita dedicação, muita entrega, trabalho junto com a equipe e meu técnico (Gilberto Miranda). Foi muito especial, e tem muita coisa por vir ainda. Quero seguir trabalhando e focada para poder evoluir ainda mais”, disse a jovem, que na próxima quarta-feira (11) já embarca para representar o Brasil na Gymnasíade, a maior competição estudantil do planeta.

Paulo Henrique Romualdo foi outra sensação da competição. Depois de sofrer uma lesão no dia anterior, ele mostrou garra e superação para vencer e marcar o novo recorde (13seg72) da competição nos 110 metros com barreiras, numa prova forte e disputada. “Foi algo mágico. Me preparei muito para esse momento e deu tudo certo. Estou muito feliz de poder ajudar o Brasil a conquistar um título tão importante. É um momento que vai ficar marcado para sempre na minha vida, minha primeira grande conquista”, vibrou o atleta de 17 anos. Ele também integrou o revezamento 4 x 400 metros misto e foi campeão ao lado de Júlia.

A londrinense Bianca Davi de Souza, também treinada por Gilberto Miranda, conquistou a medalha de bronze na prova dos 2000 metros com obstáculos, mesmo resultado alcançado por Luís Felipe Abílio Barbosa no lançamento do martelo. Grande resultado do lançador, campeão brasileiro sub-16 em 2021; ele é nascido em 2006 e mais novo em relação aos adversários.

Treinadores com estrela

Os treinadores londrinenses Silvana Vieira e Gilberto Miranda contabilizam mais uma conquista internacional em seus currículos. Ela chegou ao quarto título representando a seleção brasileira – já havia participado também das campanhas dos sul-americanos de sub-18 e sub-20 em 2021 e adulto indoor na atual temporada. Gilberto alcança seu sexto título. Antes ele foi campeão sul-americano sub-20 em 2007, sub-23 em 2008, adulto em 2010, sub-18 em 2012 e escolar em 2018.

O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina, Uno Psicologia do Esporte, Centro do Coração e Academia AS Fitness.

Rafael Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.