Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Anfitriões venceram nos dois naipes, com direito a uma disputa ponto a ponto e decidida nas últimas provas diante de Maringá

Foram dois dias de muito calor, disputas em altíssimo nível e dezenas de recordes do campeonato batidos na pista da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina. E no final, a festa foi toda da equipe da casa. Londrina foi a melhor equipe nos naipes masculino e feminino e terminou a fase final A do atletismo nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) com a primeira colocação geral.

E se no feminino as anfitriãs conseguiram abrir uma boa vantagem e garantir o primeiro lugar até com uma vantagem, entre os homens a disputa foi emocionante e decidida apenas nas últimas provas. Até o revezamento 4 x 400 metros e o lançamento do dardo, o time de Maringá ocupava a primeira posição. Mas a vitória dos donos da casa no revezamento, que valia pontuação dobrada, definiu a ida ao lugar mais alto do pódio. A diferença entre campeão e vice foi de apenas 17,5 pontos: 263 a 245,5.

Para o treinador Gilberto Miranda, da equipe Londrina/FEL/IIPEC, que representou a cidade nos Jojups, a conquista é fruto de um trabalho intenso da equipe dentro e fora das pistas. “Ganhar campeonato, fazer resultados em nível técnico e social, não é só dentro da pista. Há um empenho muito grande de todos fora da pista também e isso é determinante para alcançar objetivos como esse”, frisou o técnico.

Na pista, a equipe de Londrina voltou a mostrar por que é uma das maiores do Brasil nas provas de lançamento e arremesso. Leonardo Mário dos Santos venceu e estabeleceu novo recorde para o campeonato no arremesso de peso (16,33 metros). No lançamento do disco, Maria Eduarda Gonçalves repetiu o feito do companheiro e subiu ao lugar mais alto do pódio. Pedro Tombolim foi o destaque nas provas de pista, com três medalhas de ouro. Ele venceu e estabeleceu novos recordes para a competição nos 400 (48seg29) e 800 metros rasos (1min53seg55), e ainda ajudou o time do revezamento 4 x 400 (com Murilo Almeida, David dos Santos e Edson Júnior) a subir ao lugar mais alto do pódio e sair também como recordista do campeonato (3min19seg85).

“A gente sabia que Maringá vinha muito forte no masculino, assim como Campo Mourão no feminino, e tínhamos certeza de que teríamos que lutar muito para chegar entre os três primeiros. Mas a gente se preparou e lutamos até a última prova. De toda foram, estão todos de parabéns, por elevar o nível do atletismo paranaense”, emendou o treinador. Entre os homens, Campo Mourão terminou na terceira colocação, com 131 pontos.

Ele lembrou que o fato de competir em casa ajuda em alguns aspectos, como o de conhecer o local da competição, mas por outro lado, traz uma pressão para um bom desempenho. “Nesses 20 anos de projeto, a gente sempre teve essa pressão para ser o melhor. Para nós, independente de ser em casa ou fora, queremos sempre ganhar. E, lógico, para a cidade o título geral é muito importante e estamos felizes de representar bem mais uma vez e colaborar para que cidade possa buscar uma posição no geral”, destacou Miranda.

No naipe feminino, Londrina terminou 237,5 pontos, contra 176 de Campo Mourão e 144 de Curitiba. No ano passado, a cidade havia ficado com a segunda colocação em ambos os naipes.

Rafael Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.