Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento movimentou diversos locais esportivos da cidade e envolveu cerca de 1.300 atletas de paradesporto de todo o estado

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’s) 2019 terminaram no domingo (23). Foram cinco dias de intensas disputas, amizades, histórias de superação, exemplos de vida e de celebração do esporte. No total, cerca de 1.300 atletas estiveram disputando a competição e mais de 1.700 pessoas, somando dirigentes, comissão técnica e equipe de organização, se envolveram com o evento. Foram 15 modalidades em 14 locais de competição da cidade. Londrina conquistou o quarto lugar do PARAJAP’s, apenas dois pontos atrás de Cascavel, que ficou com o bronze. Maringá terminou com o vice-campeonato, enquanto Curitiba levou o primeiro lugar geral da competição.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, destacou a evolução do paredesporto londrinense. “Ano passado nós ficamos em quarto lugar, mas muito distantes do pódio do PARAJAP’s. Este ano o investimento da Prefeitura no paradesporto aumentou consideravelmente. Isso melhorou a estrutura das equipes, possibilitou a aquisição de equipamentos de treino e de competição melhores, deu tranquilidade para os técnicos trabalharem, nossa delegação aumentou e nosso desempenho também. Fizemos 96 pontos contra 98 de Cascavel, que veio com a maior delegação dos Jogos. Por detalhes mínimos não conseguimos subir ao pódio. O desempenho dos nossos atletas nos deixou extremamente satisfeitos e com a certeza de que o trabalho desenvolvido pela FEL vem sendo bem-feito”, apontou.

Madureira também lembrou que, além do recurso investido por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), a FEL viabilizou um curso do Comitê Paralímpico do Brasil na semana do evento. “Conseguimos trazer profissionais de referência internacional à Londrina e ofertamos um curso totalmente gratuito de prática paradesportiva. O curso foi um sucesso de público e será uma ferramenta importantíssima para abrir a cabeça dos nossos profissionais e acadêmicos para todas as possibilidades que o trabalho com paratletas oferece. O paradesporto é fundamental para inclusão social e propiciar uma formação como a que trouxemos, com o que há de melhor no país. A intenção é dar aos educadores físicos os instrumentos necessários para desenvolver as modalidades paralímpicas em Londrina”, acrescentou.

O presidente da FEL considerou a edição de 2019 do PARAJAP’s um grande sucesso. “Ficamos muito contentes com tudo o que presenciamos nesses dias de evento. São exemplos de vida e superação que vimos de perto e que funcionam como combustível para que busquemos sempre o nosso melhor. O PARAJAP’s é um evento diferente, que propicia isso a quem participa. Agradeço ao governo do estado pela confiança, ao governado Ratinho Junior que veio prestigiar o evento, ao prefeito Marcelo Belinati que transformou o esporte em prioridade na cidade, à equipe da FEL, sempre competente e entregando um serviço da melhor qualidade, e principalmente aos nossos técnicos e atletas, que vestiram as cores de Londrina e representaram a cidade de forma maravilhosa”, ressaltou Madureira.

A oitava edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná é um evento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.