Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de três mil pessoas prestigiaram a abertura oficial dos Jogos Escolares do Paraná -fase regional (JEPs), que aconteceu na última sexta-feira (9), em Londrina. A cerimônia foi realizada no ginásio de esportes do Colégio Londrinense que ficou repleto de alunos, pais e autoridades que celebraram o início dos jogos que está em sua 64ª edição.

Numa cerimônia de quase 2 horas, o público pôde prestigiar os desfiles das delegações participantes e da tocha olímpica, acesa por Claudiane Etelvina de Almeida, campeã do 100m rasos do atletismo ACD. Além disso, houve apresentações de Kung Fu e Taekwondo. O público vibrou com as simulações de lutas e golpes da academia Madureira de Taekwondo. Em seguida, a escola Kung Fu Punhos Unidos arrancou aplausos com a Dança dos Leões e simulações de batalha.

Esteve presente na cerimônia o diretor presidente da Fundação de Esportes (FEL), Fernando Madureira, representando o prefeito Marcelo Belinati; o assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro dos Santos; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Lucia Aparecida Cortez Martins; o diretor executivo da Convention Bureau, Arnaldo Falanca; os vereadores Eduardo Tominaga, Mario Takahashi, Emerson Petriv (Boca Aberta) e Felipe Prochet, além dos representantes do deputado federal Alex Canziani, Atila Vaqueiro e do vereador Jamil Janene, José Guilherme.

Para o diretor presidente da FEL, Fernando Madureira, os jogos estão atendendo todas as expectativas. “Logo na abertura, nós vimos que realmente valeu a pena sediar os Jogos Escolares. Primeiramente, faremos um jogo de qualidade para que todos saiam satisfeitos e voltem em pouco tempo, pois estamos motivados a fazer os Jogos da Juventude também em Londrina”, adiantou.

Na fase regional de Londrina competirão cerca de 1.800 alunos-atletas de escolas estaduais e particulares de 19 municípios: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. As modalidades da competição são atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

No dia seguinte a abertura, a primeira modalidade a começar a fase regional de Londrina dos JEPs foi o Futsal. O jogo de abertura aconteceu no ginásio de esportes Moringão, em uma disputa entre o Colégio Castelo Branco, de Primeiro de Maio, e o Colégio José Pires, de Centenário do Sul, na categoria masculino B (12 a 14 anos).

Durante o final de semana já foram definidos os alunos que irão para a fase Macrorregional das modalidades xadrez, tênis de mesa, basquetebol e atletismo. A partir desta terça-feira (13) o Moringão vai receber mais um jogo de futsal e no mesmo dia começa o handebol, também no Moringão.

Os jogos terminam quinta-feira (15) e até lá serão definidos todos os campeões regionais que disputam a fase Macrorregional, de 5 a 9 de julho. A Final A, para estudantes de 15 a 17 anos, será em Apucarana, de 21 a 29 de julho, e a Final B (12 a 14 anos), em Cambé, de 11 a 19 de agosto.

A competição é organizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL); Secretaria Estadual de Educação; Secretaria do Esporte e do Turismo e Núcleo Regional de Educação (NRE).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.