Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município disputa com Cascavel a sede do Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá em julho de 2019

Ontem (2), o prefeito Marcelo Belinati recebeu a visita da Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O grupo veio a Londrina avaliar as condições do Kartódromo Luigi Borghesi e a estrutura do próprio município para o recebimento do maior evento mundial do segmento, o Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá em julho de 2019.

Os presidentes da Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Pedro Sereno Mattos, e da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA), Rubens Gatti, inspecionaram as condições da pista do Kartódromo, a iluminação do entorno e do local, e outras questões técnicas que serão levadas em consideração para a escolha do local que será a sede da próxima edição do Brasileiro de Kart. A cidade de Londrina disputa com o município de Cascavel.

Marcelo destacou a importância do esforço da cidade para receber eventos como este, pois eles ajudam a economia local, além de proporcionarem aos apaixonados pelo esporte um momento de lazer e entretenimento. “Eventos como este são fundamentais para as cidades, porque, o Brasileiro de Kart, por exemplo, envolve mais de mil participantes diretamente. Isso significa hotéis lotados, movimento nos restaurantes, taxistas trabalhando, todos movimentando a economia da cidade, gerando emprego, renda e mídia positiva, visto que eles são transmitidos para o país inteiro, por isso nossos esforços para captar eventos como este”, disse.

A expectativa da comitiva é que até o final de outubro, após análise do parecer técnico, seja possível divulgar o nome do município escolhido para ser sede do evento de automobilismo. Para o presidente da Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo, essa tomada de decisão deve ser feita o mais breve possível, visto que ainda há muito a ser organizado para o recebimento dos atletas e da competição em julho. “A expectativa é muito boa, pois estamos analisando as condições e as possibilidades. A nossa decisão deve ser rápida, porque é um compromisso nosso é estar com tudo pronto até o final de outubro, porque as equipes precisam se estruturar para a competição do próximo ano”, explicou.

O Brasileiro de Kart reúne aproximadamente 530 pilotos e 1.500 profissionais trabalhando diretamente para a execução do campeonato que tem duração de 15 dias. A competição automobilística é dividida em duas etapas, sendo que a primeira inicia na segunda-feira e termina no sábado. A segunda segue o mesmo esquema, porém na semana posterior. Todo o evento realizado deve deixar um legado pela cidade que passa, que pode ser utilizado por outros eventos esportivos futuros. O Brasileiro de Kart, especificamente, é um campeonato itinerante que deve percorrer o Brasil como um todo.

No Paraná, apenas Curitiba, Cascavel e Londrina têm condições para receber a competição nacional. “Este é o maior campeonato de kart do mundo. Temos a expectativa de 1.500 trabalhando com as equipes de kart e mais de 500 atletas. O Kartódromo de Londrina tem condições para receber este evento, mas precisa de adequações, porém a cidade tem vantagens como a logística, pois fica próxima a São Paulo e o aeroporto com condições de receber vários voos”, disse Mattos.

Segundo o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Fernando Madureira, os pedidos de manutenção no espaço são pequenos e podem ser atendidos conforme às exigências da CBA e da FPA. “Com boa vontade e parceria com as secretarias municipais de Obras e Pavimentação e do Ambiente conseguiremos fazer as alterações necessárias para trazermos o evento para Londrina”, frisou.

No ano passado, o município de Londrina recebeu o Campeonato Paranaense, oportunidade que foi considerada a maior edição realizada no estado. “No ano passado batemos o recorde de pilotos inscritos e este ano também com o Campeonato Sul-Brasileiro e o nosso propósito é trazer o Brasileiro de Kart em 2019 e batermos o recorde dele também”, disse o presidente da Associação dos Kartistas da Região de Londrina (AKRL), Bruno Sgarioni.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.