Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O londrinense Fernando Madureira, 46 anos, vai participar da 3º Olimpíada consecutiva. Em 2008 e 2012 Madureira foi treinador da Seleção Brasileira e atuou diretamente na conquista da primeira medalha olímpica. Em 2016 será Analista tático e de desempenho.

Na prática, ele vai ter um trabalho ainda mais árduo do que o de treinador. “Vou avaliar e estudar cada adversário, tanto do masculino como do feminino e vou traçar um perfil para o treinador do masculino e a treinadora do feminino para que nossos atletas titulares tenham um plano de luta bem definido e possam realizar treinos específicos”, informa.

Madureira começou no esporte em 1982. Como atleta foi  Hexa-campeão Paranaense, Campeão do 1º Brasileiro Interclubes, por três vezes Vice-Campeão Brasileiro e duas vezes Vice-Campeão da Copa do Brasil, também por seis vezes Vice-Campeão de seletivas para campeonatos Internacionais. Técnico desde 1992 e com mais de 20 anos de orientação de atletas em nível internacional, com diversos títulos relevantes,entre sulamericanos e mundiais. Madureira é  hoje uma das maiores autoridades de Taekwondo na América Latina.

A carreira de sucesso dele também ocorre como dirigente, visto que montou e profissionalizou o esporte no estado, instituindo uma Federação, supervisiona mais de 20 Academias no estado e a Academia Madureira hoje é referência nacional no Taekwondo.

Sobre o evento no Rio, Madureira reconhece que será uma etapa diferente na vida. “Lutar em casa qualquer competição é um desafio e uma Olimpíada que acontece pela primeira vez é responsabilidade grande. Nossos atletas estão bem preparados e sonham em conquistar uma medalha. Fácil não vai ser, porém, temos a possibilidade de subir ao pódio”, pondera.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.