Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A capital capixaba sedia de 28 a 31 de agosto o Campeonato Brasileiro Adulto, Master e Cadetes de Taekwondo. O evento será no Ginásio Parque Tancredo Neves (Tancredão) em Vitória/ES. O Paraná, atual campeão nacional, vai defender o título geral com 20 atletas na categoria cadete, 16 na adulto e 15 na máster. Doze atletas da Seleção Paranaense treinam na Academia Madureira. O técnico da Seleção Paranaense é o londrinense Flávio Alves, que espera um certame muito difícil. “Tirando os titulares da Seleção Brasileira, que estão na posição 1 do Ranking Nacional, os atletas ranqueados em segundo, terceiro e assim por diante vão competir”, informa.

Alves destaca que a competição é aquela que mais distribui pontos no Ranking Nacional e por isso, rende muito na formação do time Brasil. “Vale ao campeão 20 pontos no Ranking Nacional e ainda concede aos melhores o benefício do Bolsa Atleta para quem medalhar. Essa é a competição que atletas do país inteiro esperam e se preparam. Com certeza, a motivação será geral e temos de cuidar de todos os detalhes para fazer o melhor”, explica.

Em 2014 o Paraná já foi campeão brasileiro juvenil e Sub 21 e agora vai em busca da unificação dos títulos de todas as demais categorias. O técnico Fernando Madureira destaca que esse seria um feito relevante para o esporte do estado. “Acredito que seria a primeira vez na história que haveria hegemonia entre todas as categorias de um único estado. Isso evidencia que o trabalho sério e profissional que implantamos no Paraná, de descobrir e lapidar talentos na base, com os projetos sociais e os centros de formação e capacitação, faz do taekwondo paranaense, uma referência de qualidade”, avalia.

Flávio Alves torce para que o sorteio ajude na caminhada rumo ao topo. “O chaveamento é decisivo. Como, para ser campeão, o atleta fará quatro lutas, existe a possibilidade das disputas acontecerem em um curtíssimo espaço de tempo. Por isso, ter sorte no sorteio é fundamental para dar um tempo maior de descanso entre as lutas. E claro, se puder não pegar os melhores logo de cara, também ajuda. Daí você ganha a primeira luta, adquire confiança e cresce emocionalmente”, afirma.

O técnico da Seleção Paranaense acredita que todos os competidores do estado tem condições de chegar ao podium. “Temos o João Miguel, o Evandro Dias e o João Pedro Chaves que são os atuais campeões brasileiros, assim como a  Luiza Banks, Bárbara Akemi e a Jéssica Lima. Além deles, todos os outros estão em ótimo nível técnico. Todos os paranaenses tem chances de medalhar”, informa.

Guilherme Lima/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.