Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tatiane Raquel Silva e Livia Avancini vão representar o país no Campeonato Ibero-Americano, neste mês, na Espanha

Dois dos principais nomes da equipe Londrina/FEL/IPEC nos últimos anos, as londrinenses Tatiane Raquel Silva e Livia Avancini foram convocadas mais uma vez para defender a seleção brasileira adulta de atletismo. A dupla foi chamada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a delegação que vai representar o país no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado entre os dias 20 e 22 deste mês, em La Nucia, Província de Alicante, na Espanha.

Principal nome da prova dos 3000 metros com obstáculos no Brasil há alguns anos, a londrinense Tatiane Raquel Silva foi chamada para competir também nos 1500 metros, prova na qual ela também é a atual campeã brasileira adulta. Em 2022, ela venceu os 3000 metros com obstáculos no Torneio Internacional e no Grande Prêmio do Brasil de atletismo, ambos realizados em São Paulo na semana passada. Ela lidera o ranking nacional da prova.

 “O Ibero é uma competição importante, que te dá condições de competir em alto nível e fazer intercâmbio, um processo fundamental, visando os compromissos que ainda teremos pela frente em 2022 e visando esse ciclo olímpico”, comenta Tatiane, que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano passado.

No arremesso do peso, Livia Avancini tem uma programação mais intensa desde a última temporada, quando ficou muito perto de ir ao Japão. Ela vai ao Ibero pela primeira vez e trabalha duro para melhorar sua marca pensando no Mundial de Atletismo de Eugene (EUA), em julho, para o qual já está classificada. “O grande objetivo da temporada é o Mundial, e temos trabalhado muito visando essa competição. Por isso o Ibero será importante”, avalia, lembrando que o Mundial é uma oportunidade para a obtenção de pontos no ranking e índices e porta de entrada para eventos ou competições na Europa.

Em 2022, Livia já foi a duas competições com a seleção brasileira, os campeonatos Sul-Americano e Mundial Indoor, e foi campeã no primeiro. Tatiane também já tem vaga assegurada para o Mundial dos EUA.

Foram chamados 75 atletas

37 no feminino e 38 no masculino. O Ibero-Americano vai reunir países ibero-americanos, mais Andorra e africanos, onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Está prevista a participação de mais de 500 atletas. Segundo os organizadores estão confirmados: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé.

O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina, Uno Psicologia do Esporte, Centro do Coração e Academia AS Fitness.

Rafael Souza/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.