Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O gaúcho Gabriel Hocevar é o atual campeão na categoria 18 anos

Atletas de 21 países estão pré-inscritos no torneio internacional, que acontece de 27 de setembro a 04 de outubro, no Londrina Country Club

Atletas de 21 países estão pré-inscritos na 28ª edição do Circuito Mundial de Tênis Juvenil, que será realizado de 27 de setembro a 04 de outubro de 2014, no Londrina Country Club, em Londrina (PR). As disputas serão realizadas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, no masculino e feminino, em simples e duplas, com a participação de mais de 300 tenistas.

Os países com representantes inscritos são: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Canadá, Portugal, México, Chile, Itália, Grã-Bretanha, Paraguai, Suíça, Gana, Croácia, Alemanha, Suécia, Colômbia, África do Sul, Guatemala, Ilhas Maurício, Uruguai e Equador.

A tradicional competição chega em 2014 à sua 18ª edição internacional, com status de torneio grupo 3 da Federação Internacional de Tênis (ITF), que destina pontos importantes para o ranking mundial na categoria 18 anos. No Brasil, somente dois torneios estão acima do Circuito Mundial de Tênis na escala da ITF: a Copa Gerdau, que integra o Grupo A, e o Banana Bowl, do Grupo 1.

No masculino, a chave principal da categoria 18 anos será composta por 32 tenistas. Desses, 24 se garantem pela posição no ranking, quatro são provenientes do qualifying e outros quatro recebem o wild card (convite) da organização do torneio. Na feminina, a chave principal contará com 24 tenistas, sendo 16 garantidas pelo ranking, quatro do qualifying e outras quatro por wild card.

“A organização oferece hospedagem, alimentação e transporte a todos os atletas participantes. Os árbitros também fazem parte do quadro da ITF”, explica José Guilherme Danelon, da Tebet & Danelon, organizadora do torneio.

Segundo ele, a principal característica do torneio está no fato de atletas mais jovens chegarem à decisão da categoria 18 anos. Um exemplo é o gaúcho Orlando Luz. Atual número 2 do ranking mundial juvenil, ele foi vice-campeão em 2013 aos 15 anos, tendo perdido a final para o também gaúcho Gabriel Hocevar.

“O (argentino) Guillermo Coria foi campeão aqui quando tinha 15 anos. O David Nalbandian (também argentino) foi vice-campeão aos 16 e ganhou a disputa de duplas. O londrinense Marcelo Tebet Filho também foi finalista com 16 anos”, enumera Danelon, lembrando que todos os tenistas que integram a seleção brasileira na Copa Davis passaram pelo torneio londrinense.

As disputas prometem ser acirradas também nas demais categorias em disputa. Nas categorias 14 e 16 anos, os atletas lutarão por pontos nos rankings da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e no da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Na 12 anos, apenas no ranking da CBT.  “Nossa expectativa é a melhor possível. Certamente, teremos a presença de jovens de muito talento aqui em Londrina, que se torna a capital nacional do tênis durante este período”, encerra Danelon.

O Circuito Mundial de Tênis Juvenil é organizado pela Tebet & Danelon e Londrina Country Club, com apoio de Gmtex e Correios. A competição tem supervisão da Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Paranaense de Tênis (FPT).

José Guilherme Danelon/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.