Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os alunos das universidades estaduais do Estado iniciam nesta semana a rotina de estudos. Nesta segunda-feira (16), 31,3 mil alunos da graduação presencial começam as aulas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), as aulas começam nesta terça-feira (17) para os 8,7 mil alunos e na quarta-feira (18) inicia o ano letivo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para 13 mil alunos. 

Dos 53.085 estudantes das cinco universidades estaduais em que aulas começam nesta semana, 11,4 mil são calouros. O número deve aumentar já que há algumas chamadas em andamento. 

Na UEM a Semana de Integração 2015 começou com uma aula inaugural. Com o Restaurante Universitário lotado por calouros de diversos cursos de graduação, o reitor Mauro Baesso recebeu os novos universitários e lembrou que a UEM está entre as 20 melhores universidades do País dentro de um universo de mais de mil instituições avaliadas. “Entre as estaduais, a UEM também está entre as quatro primeiras universidades em pesquisas consolidadas”, disse. 

Os representantes do Centro de Voluntariado Universitário apresentaram parte da programação do trote solidário e convidaram os acadêmicos a participarem. Iniciaram o ano letivo de 2015 mais de 16,8 mil estudantes de graduação presencial e Educação a Distância (EAD), dos quais cerca de 3 mil calouros. Eles podem ter acesso a mais informações no site www.uem.br/calourada/. 

Fabio Zimmermann é estudante do 4º ano do curso de Agronomia da UEM e fez questão de destacar a importância da retomada das atividades para o cumprimento do ano letivo ainda em 2015. “Com o novo calendário as férias de julho ficaram reduzidas, mas conseguiremos cumprir com a programação dos conteúdos até de dezembro”, disse o estudante. 

A matrícula para os alunos regulares no período letivo de 2015, que ainda não fizeram a renovação, deve ser feita até 27 de março. Os aprovados em terceira chamada nos Vestibulares de Inverno e Verão 2014 poderão efetivar a matrícula na quinta (19) e sexta-feira (20). O edital com as vagas disponíveis em quarta chamada será publicado no dia 30 deste mês e em quinta chamada em 6 de abril. 

UEPG – Na UEPG, as aulas e demais atividades acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação são nesta segunda-feira (16). Para a elaboração do novo calendário foram necessárias algumas readequações, principalmente, nos feriados prolongados, onde havia recesso administrativo e acadêmico, além da redução do período de férias de julho. 

No primeiro semestre, as aulas iniciam nesta segunda-feira (16)e seguem até 25 de julho, incluindo a semana de exames e recomposição de carga horária. As férias de meio de ano vão de 27 de julho a 1º de agosto. O segundo semestre inicia em 3 de agosto, estendendo-se até 19 de dezembro, incluindo semanas de exames finais e recomposição. Serão 210 dias letivos, com 17 semanas por semestre. 

“Estava sentindo falta das aulas. Nossos professores nos recepcionaram muito bem e agora a expectativa é retomar os estudos. O novo calendário estendeu o período letivo para compensar os dias paralisados. Teremos o mesmo número de dias letivos para receber todo o conteúdo didático”, disse Manoela Brandalise Pasquali, estudante do 4º ano do curso de Engenharia Civil da UEPG. 

UNESPAR E UNICENTRO – Na Unespar 7,7 mil alunos iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira (16). Em Paranaguá, por conta de obras, não há data prevista para o retorno das atividades. Já os docentes do câmpus de Apucarana decidirão em assembleia na quarta-feira (18) se retomam ou não as aulas. 

Os docentes da Unicentro retomaram as atividades nesta segunda-feira (16), mas as aulas começam nesta terça-feira (17), conforme definido em assembleia. “Esta semana estamos analisando com os departamentos uma proposta de calendário letivo para que estes prazos sejam aprovados pelos Conselhos Superiores na semana que vem. Nossa principal preocupação é cumprir os 200 dias letivos previstos em Lei”, explicou a pró-reitora de Graduação da Unicentro, Regina Célia Padilha. 

UNIOESTE – O Conselho Universitário da Unioeste, em reunião conjunta com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), definiu o retorno das aulas a partir de quarta-feira (18). De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Liliam Faria Porto Borges, o calendário acadêmico será recomposto para garantir os 200 dias letivos. “O encerramento de nossas atividades acadêmicas será a partir de 8 de dezembro. Para aqueles que necessitarem de exames, as atividades vão seguir até o 22 de dezembro”, esclarece Liliam. 

UEL e UENP – Os docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), decidem na quarta-feira (18) sobre o fim da paralisação. Nas duas instituições mais de 17 mil alunos aguardam a decisão para o início do ano letivo. Destes, cerca 4,3 mil são calouros. 

Com o retorno das atividades administrativas na UEL, deverão ser restabelecidas nos próximos dias algumas atividades que estavam suspensas em virtude da paralisação dos servidores técnico-administrativos, como a inscrição de vagas remanescentes; transferência interna de turno; matrícula de estudantes especiais e de portadores de diploma. 

O ato executivo 14/2015, também prevê a publicação do edital de estudantes jubilados, além dos desligados por força do Regimento Interno. A UEL também publicará no próximo dia 19 de março parte da lista dos candidatos homologados pelo sistema de cotas para afrodescendentes. O edital completo pode acessado no endereço http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/outros/ato_executivo_14_15.pdf 

A diretora de Assuntos Acadêmicos da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Adriana de Regina de Jesus, explicou que assim que os professores retomem as atividades, será necessário convocar rapidamente a Câmara de Graduação e o Cepe, responsáveis respectivamente pela definição e homologação do calendário escolar. 

Como as aulas estão suspensas desde 10 de fevereiro, será necessário definir novas datas, considerando que as atividades de ensino prevêem 200 dias letivos, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). As reuniões da Câmara e do Cepe precisam ser convocadas antes mesmo do início das aulas na UEL. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.