Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ratificação dos nomes para a Categoria Olimpo do programa se dá por meio de inscrição dentro do prazo e documentos comprobatórios de convocação das entidades oficiais. Programa do Governo do Estado concede bolsas a técnicos e atletas de todas as categorias.

Mais três inscritos no Programa Geração Olímpica confirmaram participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio e tiveram suas inscrições na bolsa Categoria Olimpo ratificadas. São eles o atleta da canoagem de velocidade, Vagner Junior Souta, e os técnicos da seleção brasileira de handebol, Leonardo Luís Tezelli Bortolini e Giancarlos Acuna Ramirez. Com eles, chega a 13 o número de bolsistas confirmados nos Jogos.

Veja quem são os contemplados até aqui na Categoria Olimpo: Ágatha Bednarczuk Rippel – vôlei de praia; Ana Sátila Vieira Vargas – canoagem slalom; Carminha Celestina de Oliveira – esgrima em cadeira de rodas; Giancarlos G. Acuna Ramirez – técnico da seleção brasileira de handebol; Giovane Vieira de Paula – paracanoagem; Jovane Silva Guissone Esteio – esgrima em cadeira de rodas; Leonardo Luís Tezelli Bortolini – técnico da seleção brasileira de handebol; Mari Christina Santilli – paracanoagem; Rodrigo Ferla Martins – técnico da seleção de parataekwondo; Vagner Junior Souta – canoagem de velocidade; Vítor Gonsalves Tavares – parabadminton; Welder Camargo Knaf – tênis de mesa em cadeira de rodas.

Um atleta inscrita na Categoria Nacional também vai representar o Paraná: Adriana Gomes de Azevedo, da paracanoagem. Sua seleção foi divulgada na 2º listagem publicada.

Novidades

Vagner vai para a sua segunda Olimpíada. Ele defendeu o Brasil durante os Jogos Rio 2016, oportunidade em que também era bolsistas do Geração Olímpica. Foi medalhista em dois Jogos Pan-Americanos: bronze e prata em Toronto 2015 e bronze em Lima 2019.

Antes de se tornar técnico, Leonardo foi atleta de handebol. Defendeu a seleção brasileira de 1995 a 2012. Entre seus principais feitos estão as medalhas de ouro e prata, respectivamente, nos Jogos Pan-Americanos de 2007 (Rio) e 1999 (Winnipeg/Canadá). Disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Treina a Equipe Handebol Maringá desde 2015 e faz parte da comissão técnica da seleção brasileira desde 2020. 

Giancarlos treina o time de Londrina e esteve na comissão técnica da Seleção Brasileira em duas competições internacionais recentemente. O Campeonato Mundial, realizado no Cairo (Egito) em janeiro de 2021, e o Pré-olímpico, disputado em março em Podgoritza (Montenegro), quando o Brasil ficou em 2º lugar, carimbando a vaga para o Tóquio. 

Pela equipe do interior paranaense, foi pentacampeão da Copa do Brasil no início dos anos 2000, bicampeão nacional em 2005 e 2008, além de ter levantado a taça do Campeonato Pan-Americano em 2009.

A ratificação dos nomes para a Categoria Olimpo do programa se deu por meio de inscrição dentro do prazo e documentos comprobatórios de convocação das entidades oficiais. 

Olimpo 

A categoria tem previsão de ofertar até 30 bolsas, cujo valor mensal é de R$ 3.000,00 (por seis meses). Caso o número total não seja preenchido, elas serão revertidas em bolsas da Categoria Internacional (R$ 1.500,00 cada).

O Artigo 31 do regulamento ainda deixa claro que caso um bolsista contemplado com a Categoria Olimpo, por qualquer razão, não viaje com a delegação para participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, um relatório será encaminhado à Comissão de Avaliação para análise da sequência de sua condição como bolsista.

A equipe gestora do Programa Geração Olímpica entrará em contato com todos – inclusive com aqueles que venham a ser selecionados futuramente – por e-mail para passar informações referentes à documentação e aos prazos. 

Edição Comemorativa

O ano de 2021 celebra a décima edição (2011-2021) do Programa Geração Olímpica. Neste período, mais de 10 mil atletas e técnicos do Paraná receberam bolsas em forma de apoio financeiro. O programa é realizado pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, com o patrocínio da Copel. É o maior programa entre todos os estados. Na edição 2021, serão 1.250 bolsas ofertadas para atletas em formação a estrelas que disputarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.