Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Arapongas, municípios apresentam propostas e recebem materiais para atividades esportivas. Secretário Douglas Fabrício (esq) e prefeito de Arapongas, Padre Beffa. Foto: Thiago Maia Mourão

Ao encerrar a primeira rodada de encontros regionais da III etapa do programa Paraná Mais Esporte pelo Interior, o município de Arapongas, no norte do estado, reuniu ontem (09) prefeitos, secretários e diretores do Esporte de 26 dos 35 municípios pertencentes à regional de Londrina da Secretaria do Esporte e do Turismo.

Eles receberam materiais esportivos para incrementar as atividades locais e participaram da discussão para reformular a política de esportes do estado para o ano que vem.

Assim como ocorreu nas reuniões de Ponta Grossa e Cornélio Procópio esta semana, três municípios foram sorteados para apresentar suas sugestões e um diagnóstico da realidade local aos representes das demais cidades: Arapongas, Marilândia do Sul e Centenário do Sul. Os outros municípios entregaram documentos por escrito para o corpo técnico da secretaria, que vai auxiliar na formulação de uma nova política de incentivos.

“Atualmente temos 15 núcleos esportivos em Arapongas. Com esses materiais nós conseguiremos ampliar o número de turmas atendidas no município, atender as crianças com mais qualidade”, avaliou o secretário de Esportes municipal, Ricardo Gonçalves. “As duas coisas vêm de acordo com nossas necessidades. Além do encontro com o secretário, o material que estamos recebendo vem completar aquilo que necessitamos aqui, para dar mais fôlego, mais possibilidades de que o esporte aconteça com mais afinco na cidade”, comentou o prefeito de Arapongas, Padre Beffa.

Nesta terceira fase do programa, lançado na semana passada pelo governador Beto Richa, os municípios devem apresentar os resultados das duas primeiras etapas: encontros regionais para expor os propósitos do programa e seminários municipais de diagnóstico. “Estar presente nos municípios conversando com os dirigentes esportivos, trazendo para eles sugestões e também recebendo sugestões e críticas, ajuda a melhorar nosso trabalho”, ressaltou o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício. “É o estilo do governador Beto Richa para que a gente possa atingir todos os municípios”, disse.

Pequenos municípios

O objetivo do Paraná Mais Esporte é atingir os 399 municípios paranaenses. A maioria (332) já aderiu ao programa. “É importante que o governo do estado, com sua sensibilidade, procure incentivar, incrementar e ir repassando recursos para os municípios. Para as cidades menores, uma ação dessa parece pequena, mas é muito importante e significativa”, avaliou o prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicacio, presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).

Também estiveram em Arapongas o deputado federal Alex Canziani, representantes dos deputados estaduais Cobra Repórter e Nelson Justus, os prefeitos de Cafeara, Oscimar José Sperandio, e de Kaloré, Washington Luiz, e o chefe do escritório regional da Secretaria em Londrina, José Carlos Toloi, além de vereadores e lideranças da região.

Na próxima semana, o Paraná Mais Esporte chega a Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão (que pertence à regional de Pato Branco). No final do ano, um grande seminário estadual será realizado para conclusão do programa e redefinição da política de esportes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.