Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Abaixo de chuva, a seleção feminina do Colégio Estadual Nereu Ramos, de Manoel Ribas, conquistou o bicampeonato da categoria B (12 as 14 anos) na fase final do 65º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) – Bom de Bola, em São Mateus do Sul.

Invictas, sem tomar um gol na competição, a equipe manoel-ribense enfrentou na final as cascavelenses do Colégio Estadual XIV de Novembro, vencendo a partida com gols da atacante Simone da Silva e da meia Sofia Pontes.

Após o título em 2016, a equipe foi reformulada em razão da maioria das atletas terem atingindo a idade máxima de 14 anos para a disputa. Uma parceria entre o colégio e a Associação Águia Independente de Futsal possibilitou que a treinadora Fernanda Oliari assumisse os treinamentos por meio do projeto Amigos da Escola, fazendo com que o time voltasse ao pódio. “É uma alegria imensa ter conquistado essa medalha. A equipe foi modicada desde o título de 2016, sendo que ainda integram esse time quatro ou cinco meninas que foram campeãs naquele ano. Estou muito feliz e orgulhosa destas meninas, espero que a partir deste título possam se empenhar ainda mais”, ressaltou Fernanda, acrescentando: “Torcemos muito para que o Programa Talento Olímpico continue, quando fomos campeãs em 2016 conseguimos contemplar 10 atletas no Top Formador, isso fez muita diferença! Sou muito grata ao Governo do Estado por esse programa e por todas as políticas públicas que beneficiam o esporte”, enfatizou.

A profissional destaca que o elenco não treina campo com regularidade, mais que os treinos de futsal ajudam na preparação das atletas. “Nós treinamos muito pouco campo, os treinos são específicos para futsal, como a maioria das equipes que disputam os JEPS, principalmente da categoria B, porque quase não tem competição para essa categoria, se tivessem mais campeonatos fomentaria mais. Nossa preparação é focada no futsal, mais a qualidade acaba vindo para o campo também, a forma de jogar muda um pouco, mais o time vai aprendendo a jogar durante a competição”, declarou Fernanda.

De 5º lugar para o vice-campeonato em 2018, um salto significativo para as alunas do Colégio Estadual XIV de Novembro em um ano de trabalho. O selecionado chegou pela primeira vez à final do torneio escolar. “É um trabalho único da escola, de meninas que estão treinando desde os 11 anos. É um feito histórico para a escola ter chegado à final, queríamos sair campeãs, mas não podemos tirar o mérito da outra equipe que soube aproveitar melhor as chances. Acredito muito que a chuva prejudicou o nosso time, porque somos bastante técnicos, jogamos com bola no chão, bola rolando, com trocas de passe e o campo encharcado dificulta jogar assim, porque a bola para nas poças de água. Por outro lado tivemos um volume de jogo muito bom no primeiro tempo, já no segundo as adversárias cresceram e souberam aproveitar melhor que a gente”, analisou o professor Jefferson Carlos Eskura.

Abaladas com a derrota, o técnico consolou as atletas dizendo que o momento delas comemorarem o título ainda chegará. “Agora é preciso levantar a cabeça, olhar pra frente e pensar que essa não foi a primeira e nem será a última competição da equipe. O trabalho continua. O time merecedor vai ter o seu momento. Nossa equipe chegou até aqui com muito mérito e trabalho, então tem que esperar a nossa hora, ela vai chegar”, ponderou Eskura.

Paulo Frontin leva medalha de bronze

Na decisão de 3º lugar, as meninas do Colégio Estadual Monsenhor Pedro Busko, de Paulo Frontin, enfrentaram o Colégio Estadual do Campo Chapadão, de Laranjal, protagonizando uma partida equilibrada do início ao fim, encerrando em 0 a 0 no tempo regulamentar, o que levou a decisão para a cobrança de penalidade máxima, momento que as frontinenses superaram as rivais por 4 a 3.

As três primeiras colocadas foram premiadas com medalhas e troféus, e ainda a equipe campeã recebeu camisetas e o técnico um kit com dois conjuntos de uniforme.

Jaqueline Galvão/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.