Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento comemora os 60 anos do Colégio Marista de Londrina e acontece de 4 a 8 de setembro; cerimônia de abertura terá a presença dos atletas Luciano Pagliarini, Natália Falavigna e Cidimar Aparecido - Alemão

De 4 a 8 de setembro, cerca de 1,3 mil alunos de 16 colégios Maristas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e das cidades de Goiânia e Brasília, e do TECPUC, estarão reunidos em Londrina, no norte do Paraná, disputando a Olimar – Olimpíada Marista. Nas quadras do Colégio Marista de Londrina (Rua Maringá, 78, bairro Jardim Bancários) e em outros nove locais (veja quadro abaixo) serão disputadas as modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol, natação, ginástica artística, xadrez, judô e atletismo. Os atletas virão de cinco cidades do Paraná, quatro cidades de Santa Catarina, Brasília, Goiânia, Ribeirão Preto e São Paulo.

O evento, realizado a cada dois anos, é uma forma de promover a amizade entre os alunos e estimular a participação na prática esportiva, já que ela traz uma série de benefícios para o desenvolvimento. “A prática do esporte ensina a conviver em grupo e respeitar regras, a conhecer os limites do corpo, a construir hábitos de vida saudáveis; ajuda na concentração e na disciplina, melhorando, consequentemente, o desempenho escolar”, defende o organizador da Olimar, Honório Petersen Hungria Junior.

Além disso, as quadras escolares são um importante celeiro de novos talentos. Foi em uma delas, no Colégio Marista de Ribeirão Preto, por exemplo, que o atacante Raí – ídolo do São Paulo Futebol Clube, começou a mostrar sua habilidade para o futebol. “Na escola, não priorizamos o esporte de alto rendimento, mas conseguimos perceber os talentos e orientar esses estudantes para que encontrem os ambientes adequados para o treinamento mais intenso”, explica.

Hoje, entre alunos e ex-alunos dos colégios do Grupo Marista, é possível encontrar atletas de destaque no cenário nacional em esportes que vão desde pólo aquático até kart, passando por ginástica artística, nado sincronizado, handebol e futebol. “O esporte é formador de caráter e respeito. Respeito próprio e ao próximo, já que as competições permitem a compreensão do limite do corpo, da vulnerabilidade ao erro a que todos estamos sujeitos, da necessidade de dedicação para alcançar o êxito e, principalmente, da posição ora de vencedor e ora de perdedor. Essas características ajudam a formar o caráter dos jovens e reforçam os valores presentes na educação Marista”, explica Honório.

Outra vantagem do estímulo à prática esportiva é a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dados do IBGE apontam que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso no Brasil. “Especialmente nas grandes cidades é comum as crianças morarem em apartamentos, com pouco espaço para brincar. Os tablets e jogos eletrônicos são cada vez mais atrativos para essa faixa etária. A prática de atividade física na escola acaba sendo, muitas vezes, a única oportunidade da criança se exercitar”, lembra o professor de Educação Física do Colégio Marista de Londrina, Gilney Castro.

A cerimônia de abertura da Olimar, que comemora também os 60 anos do Colégio Marista de Londrina, será no dia 4 de setembro, às 19 horas, no Ginásio de Esportes do colégio, com a participação da Banda Sinfônica do Coléio Marista Pio XII, de Ponta Grossa. Com desfile das delegações e acendimento da pira olímpica, o evento contará também com a presença da campeã mundial e medalhista olímpica de taekondo, Natalia Falavigna, do ex-ciclista Luciano Pagliarini e do ex-jogador de futebol Cidimar Aparecido - o Alemão.

Destaque: participação dos atletas Natália Falavigna, Luciano Pagliarini e Cidimar Aparecido

Modalidade

Local de realização das provas

Handebol, xadrez, judô e ginástica artística

Colégio Marista de Londrina

Basquete

AREL - Clube Alemão

Futsal

SestSenat

Futsal

Associação Banestado

Futsal

Lar Anália Franco

Futsal, basquete e handebol

UEL

Volei

Londrina Country Club

Volei

Centro Social Marista - CESOMAR

Natação

Academia Gustavo Borges

Atletismo

Estádio Municipal de Cambé

Asimp/Grupo Marista

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.