Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Governador Beto Richa assinou o decreto que cria o Proesporte. Será possível fazer a concessão de crédito de ICMS a projetos esportivos no Estado, na forma de incentivo fiscal. A proposta é incentivar a iniciativa privada a apoiar o esporte, estimular a criação de ações e fomentar a pesquisa na área

O governador Beto Richa assinou ontem (20), no Palácio do Iguaçu, o decreto que cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesportes). Com o programa será possível fazer a concessão de crédito de ICMS a projetos esportivos no Estado na forma de incentivo fiscal. A medida atente a antigo anseio de atletas, dirigentes e profissionais, pois deverá estimular novos investimentos no setor.

A solenidade teve a presença de mais de 600 atletas e técnicos contemplados na edição 2017 do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP). Eles receberam kits de material esportivo. O esporte é um importante instrumento de socialização, afirmou o governador Beto Richa. “Educa, disciplina e melhora a vida das pessoas. Este projeto dá uma nova contribuição para o crescimento do talento esportivo do Paraná”, declarou.

Fomento

A proposta do Proesportes é incentivar a iniciativa privada a apoiar o esporte, estimular a criação de ações em todas as regiões do Estado e fomentar a pesquisa na área. Para isso, o decreto regulamenta a lei estadual 17.742/2013 que autoriza as empresas a destinarem até 0,02% da cota estadual da arrecadação do imposto a projetos credenciados pela secretaria estadual de Esporte.

Os critérios dos projetos que podem concorrer à captação de recursos serão informados em edital elaborado pela secretária de esportes. O edital, segundo o secretário Douglas Fabrício, será lançado até a metade de 2018.

A atleta Débora Borges Carneiro comemorou a criação do Proesportes. Ela faz parte do TOP e acabou de voltar do mundial de natação, que aconteceu no México, com 10 medalhas e cinco recordes mundiais. “Eu e minha irmã fomos descobertas pela equipe do TOP e desde então nossa vida mudou. Este projeto de incentivo ao esporte vai ajudar muitas pessoas porque vai criar oportunidades como nós tivemos”, disse ela.

Fortalecimento

O governador Beto Richa ressaltou as ações desenvolvidas nos últimos anos para fortalecimento do esporte no Estado. Richa citou a instalação de academias ao ar livre nos municípios, projeto arena multiúso que integra, em uma estrutura de rápida montagem, um campo de futebol de grama sintética, vestiários e arquibancadas.

Talento Olímpico

O governador também destacou o programa Talento Olímpico do Paraná (TOP), desenvolvido em parceria com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), que mantém 1.600 bolsistas, entre atletas e técnicos. O valor anual do investimento no programa é de R$ 4,7 milhões. “Já são 23 milhões investidos em bolsas desde 2011”, informou Richa.

“É um orgulho para a Copel participar de um programa que tem trazido tantos frutos para o Paraná”, disse o presidente da Companhia, Antônio Gueter. “O esporte e a cultura são áreas que ajudam as pessoas a superar os limites”, afirmou o presidente da Copel.

De acordo com o secretário de Turismo e esporte, Douglas Fabrício, só neste ano, cerca de 130 mil pessoas já foram atendidas com as atividades esportivas do estado. “Todos os municípios do Paraná recebem alguma ação para estimular a prática esportiva”, disse.

Presenças

Também participaram da solenidade os secretários de estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; da Fazenda, Mauro Ricardo Costa; da Cultura João Luiz Fiani; da Comunicação, Deonilson Roldo; do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho, e da Juventude Edson Lau; os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Stephanes Junior, André Bueno, Rubens Recalcatti e Cristina Silvestre e o secretário de esportes de Curitiba Marcelo Richa.

AEN

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Divulgação/AEN
Divulgação/AEN
Divulgação/AEN

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.