Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento é o maior de categoria de base do Paraná e reunirá cerca de cinco mil atletas, envolvendo mais de 70 municípios

A Prefeitura de Londrina realiza neste mês, em parceria com o Governo do Estado, os Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s). Trata-se do maior evento esportivo de categoria de base do estado, que reunirá, nesta edição, mais de cinco mil atletas de 18 modalidades. A competição será realizada de 20 a 29 de setembro. Mais de 70 municípios do Paraná enviarão seus representantes para disputar o título dos Jogos. O prefeito Marcelo Belinati, junto do presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, recebeu, ontem (9), a delegação londrinense para o lançamento oficial da competição no Moringão.

Londrina teve um aumento de recursos para o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) em relação ao ano de 2018 e vai em busca do título da competição. Na última edição, realizada em Toledo, a delegação londrinense conquistou o vice-campeonato dos Jogos da Juventude. As modalidades serão disputadas em mais de 20 locais esportivos espalhados nas quatro regiões e movimentarão toda a cidade. A abertura do JOJUP’s será no dia 21 de setembro, no ginásio do Colégio Londrinense, e contará com apresentações culturais e esportivas. Os shows começam às 20h e o evento é aberto ao público.

O prefeito ressaltou o crescimento do esporte na cidade e lembrou de quando recebeu as reivindicações da comunidade esportiva ainda no início da gestão. “Antes mesmo de assumir oficialmente a prefeitura, quando eu já estava eleito, eu recebi o orçamento previsto para o esporte e conversei com os representantes das mais diversas modalidades. Junto do Madureira e dos vereadores, nós nos articulamos para aumentar consideravelmente a verba para a Fundação. Conseguimos mais que dobrar os valores que estavam previstos e estamos colhendo os frutos. Quem está praticando atividades esportivas tem a oportunidade de ter um caminho frutífero na vida e não faz escolhas erradas. Nossa administração entende e valoriza muito o esporte”, pontuou.

Para o prefeito, o valor investido no esporte traz grandes benefícios para diversas áreas. “Nós sabemos que o esporte é uma política pública que tem impacto direto em diversos setores. O turismo, por exemplo, ficará muito aquecido durante esses quase dez dias de Jogos da Juventude. Os visitantes conhecerão nossas atrações e vão gastar em Londrina, o que movimenta também a economia”, explicou Marcelo.

Segundo o presidente da FEL, Fernando Madureira, a realização de eventos como o JOJUP’s faz parte de um plano de gestão. “Tudo em nossas vidas requer planejamento. Aqui na Fundação nós tínhamos algumas missões quando assumimos e nos organizamos para alcançar os objetivos. Uma das metas era colocar Londrina de volta no cenário estadual dos grandes eventos esportivos. Fazia mais de 20 anos que a cidade não recebia uma edição dos Jogos Oficiais do estado. Só nos últimos três anos já recebemos duas vezes os Jogos Paradesportivos, os Jogos Abertos e estamos realizando novamente o Juventude. Conseguimos resgatar o protagonismo que a nossa cidade nunca deveria ter perdido no esporte paranaense”, comemorou.

Madureira fez questão de agradecer à equipe da FEL e também aos técnicos das modalidades. “Nós temos uma equipe excepcional que trabalha muito aqui na Fundação, por isso temos tido ótimos resultados. E na outra ponta, com todo o suporte da nossa administração, nós temos os técnicos desenvolvendo um trabalho incrível com os atletas. Eu fui técnico olímpico e conheci profissionais de todas as modalidades, de todo o país. Digo com toda a certeza que os técnicos aqui de Londrina são os melhores do Brasil. Reconhecemos esse potencial aumentando o recurso do FEIPE e melhorando as condições de trabalho. Com a estrutura adequada eles aumentaram ainda mais o nível”, elogiou.

A deputada federal Luísa Canziani parabenizou Londrina por todas as conquistas que vem tendo no esporte. “Estamos hoje no Moringão lançando o JOJUP’s. Isso é muito simbólico, pois neste momento o ginásio está passando por uma reforma estrutural completa pela primeira vez desde a sua inauguração. Não é somente isso. Temos vistos arenas sendo inauguradas, campos, quadras e ginásios que estão sendo reformados e tantas outras coisas. Londrina tem o privilégio de ter o Fernando Madureira à frente da Fundação. Ele não mede esforços para gerar oportunidades. Na semana passada ele esteve em Brasília junto comigo e cumprimos uma agenda para angariar recursos e projetos para Londrina. Um deles, que será implementado em breve, é a academia contêiner. É a primeira academia desse formato que será instalada no sul do Brasil. Com a nossa parceria, com o apoio da Câmara de Vereadores e do prefeito Marcelo Belinati vamos viabilizar cada vez mais projetos e comemorar mais e mais conquistas”, contou a deputada.

O assessor de Esportes e Eventos da FEL e coordenador geral dos Jogos da Juventude 2019, Sandro Moreira, agradeceu ao apoio dos parceiros para a realização do evento e desejou toda sorte à delegação londrinense. “São 74 municípios que vão disputar a competição. Contamos com parcerias muito importantes para receber bem os visitantes, realizar uma grande edição dos Jogos e para que vocês possam desempenhar o melhor em suas modalidades. Agradecemos muito a todos os envolvidos, desde os gestores de espaços esportivos até os diretores que vão abrir as escolas para hospedar as delegações. Saibam que nós depositamos toda a nossa confiança nos nossos técnicos e atletas. Acreditamos em cada um de vocês que vai representar nossa cidade no JOJUP’s. Esperamos que possam conquistar os resultados almejados e fica nossa torcida para que Londrina conquiste o primeiro lugar da competição”, frisou.

Estiveram presentes no lançamento dos Jogos da Juventude 2019 os vereadores Jamil Janene e Jairo Tamura, o representante do governo do Estado, Vitor Martinez, o diretor do centro de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lendro Altimari, os atletas e técnicos da delegação londrinense no JOJUP’s, os servidores da FEL e representantes da comunidade esportiva de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.