Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois de anos dedicados à Ginástica Rítmica (GR), formando campeãs, conquistando títulos e medalhas, as professoras da Unopar Luciane Oliveira Bernardi e Marcia Lourenço perceberam que faltava material didático sobre o esporte no Brasil. Foi assim que surgiu o livro “GINÁSTICA RÍTMICA: ENSINANDO CORDA, ARCO E BOLA”, escrito por Luciane com orientação de Márcia “nas madrugadas” durante o período em que a professora Luciane concluía o Mestrado em Exercício Físico para Promoção da Saúde, na Unopar.

O livro é um verdadeiro “beabá” da GR, descrevendo alguns movimentos com o uso de cada aparelho. A obra é totalmente ilustrada: “Tive que sentar com o ilustrador e explicar cada tópico, às vezes executando o movimento para que ele pudesse observar os detalhes”, explica Luciane.

Os detalhes são importantes na Ginástica Rítmica; existem posições e movimentos corretos para cada parte do corpo: mão, pé, cotovelo, etc. Qualquer erro significa uma despontuação.

Nas competições, as ginastas entram na quadra com nota 10 e vão perdendo pontos por cada erro durante a apresentação. Cada ponto pode garantir uma classificação ou um título: “Muitas vezes a diferença entre um primeiro e um segundo lugar é 10 décimos”, observa a professora.

Além do ensino da GR, a publicação aborda o processo de aprendizagem, a importância do desenvolvimento motor e também aspectos históricos contemporâneos, com informações atualizadas sobre as participações do Brasil nas Olimpíadas. “Percebemos que a GR vem se profissionalizando cada vez mais no País. Antigamente as treinadoras eram todas ex-atletas e os treinamentos eram muito empíricos; agora vemos treinadoras cada vez mais interessadas em adquirir conhecimento técnico, são pessoas graduadas, investindo em pós-graduação e até mestrado. Isso é muito positivo”, avalia a autora.

Na avaliação de Luciane também é possível observar um “estilo brasileiro” na GR, caracterizado por elementos inéditos que existem e são feitos apenas aqui e que cada vez se tornam mais reconhecidos nas apresentações fora do país.

Luciane é professora da pós-graduação em Ginástica Rítmica, curso inédito no Brasil, oferecido pela Unopar, que reúne alunos de todo o País em Londrina. Ela também coordena a Escolinha de GR da Universidade e é responsável pela seleção de novas atletas.

Márcia Aversani Lourenço é coordenadora do curso de Educação Física e do programa de Ginástica Rítmica da Unopar; ela também é árbitra internacional da Confederação Brasileira de GR.

O livro tem 124 páginas, é uma publicação da Editora Fontoura e foi lançado durante o 30º Congresso Internacional de Educação Física, realizado em janeiro em Foz do Iguaçu (PR). Ele pode ser adquirido pelo site: www.fontoura.com.br.

Assimp/UNOPAR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.