Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quinze recordes foram batidos na natação e atletismo. A partir desta terça-feira, dia 9, começam as competições no basquete, futsal, handebol e vôlei

A movimentação de atletas no aeroporto de Londrina chegou ao auge nesta segunda-feira, dia 8. Os atletas que competiram pelas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude 2014, etapa de 12 a 14 anos, embarcam de volta para casa, enquanto os competidores das modalidades coletivas chegam à cidade. O saldo de quatro recordes quebrados no atletismo e 11 na natação aumenta o peso das malas de quem volta com uma ou mais medalhas na bagagem. A partir desta terça-feira, dia 9, começam as disputas das modalidades coletivas. Até o próximo sábado, dia 13, basquetebol, futsal, handebol e voleibol terão definidos os campeões nacionais.

Na natação, foram quebrados 11 recordes na edição de 2014 dos Jogos Escolares. Paranaenses e cariocas foram responsáveis por quase todos os novos resultados. A atleta do Paraná Rafaela Raurich classificou-se como a maior dona de novos índices. Ela baixou a marca nas provas de 100m livre, 200m livre, 400m livre e ainda ajudou a equipe do estado na marca do revezamento 4x50m livre e 4x50m medley. Do lado masculino, Francisco Coutinho, do Rio de Janeiro, fez a melhor marca nos 100m peito e 50m peito.

Londrina fez história nos jogos com quatro novos recordes no atletismo. Heloisa Dias (SC) escreveu seu nome no salto em distância, com marca de 5,44m. No lançamento de dardo feminino, Kauane Piovesan (MT) fez o novo recorde da competição, com 44,55m. Nas provas masculinas, Bruno Silva (SP) fez o melhor tempo nos 250m e Vitor Motim (PR) lançou o disco mais longe que todos os atletas que já passaram pela prova, à marca de 55,8m.

Catarinenses foram os destaques da única modalidade exclusivamente feminina dos jogos. As atletas do sul ficaram com o ouro na disputa por equipes e com o ouro e a prata nos aparelhos bola e fita e, ainda, no individual geral. Destaque para Mariany Miyamoto, que volta para casa com quatro ouros e para a conterrânea Alessandra Santos, que ficou com três medalhas de prata e uma de ouro.

O domingo, dia 7, último dia de competição das modalidades individuais, foi marcado pela prova de estrada individual em circuito, no Autódromo Internacional Airton Senna, em Londrina. No naipe masculino, paranaenses e amazonense dominaram o pódio. Francisco Silva Neto (PR) ficou com o ouro. A prata foi para Jonas Brandão (AM) e o bronze para Vinícius Gussolli (PR). Na prova feminina, Vitória Claudino (SC) ficou em primeiro, Ana Nazeozeno (TO) em segundo e Ana Vieira (SP) em terceiro.

Piauienses confirmaram o favoritismo no badminton e levaram para casa quatro das cinco medalhas de ouro em disputa. O resultado é a comprovação de que o projeto “Novos Talentos do Badminton do Piauí”, da Federação de Badminton do estado está no caminho certo. Destaque para os atletas Fabrício Farias e Jaqueline Lima, que ganharam o ouro na dupla mista e na dupla por gêneros, e, no simples, ouro para ela e prata para ele.

Na disputa pela melhor equipe de judô, paulistas e gaúchas foram os medalhistas de ouro. A disputa ocorreu durante todo o domingo, dia 7, e classificou, ainda, no feminino, Distrito Federal, em segundo lugar, e Paraná e São Paulo, em terceiro. No masculino, a prata ficou com os atletas do Mato Grosso do Sul e o bronze para Paraná e Amazonas.

O último dia da luta olímpica também foi dedicado à competição por equipes. Ao final do dia, a equipe do Amazonas garantiu a medalha de ouro ao superar os paulistas. O bronze foi para as equipes do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro. A luta integra o calendário dos Jogos Escolares da Juventude desde 2012, quando a equipe amazonense também ficou com a medalha dourada.

Enquanto luta e judô encerraram premiando as equipes, no tênis de mesa foi dia de premiar os talentos individuais. Jogando em casa, Daniela Yano, representante de Londrina nos jogos, deixou as adversárias para trás e assegurou o lugar mais alto do pódio, vencendo a paranaense Jully Nagao, na final. No masculino, a disputa pelo ouro foi entre Enzo Nakashima (SC) e Gustavo Miura (PR). Ao final, o catarinense obteve o melhor resultado.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Assessoria COB

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.