Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma história de superação no esporte

Natural de Caxias no Maranhão, a atleta Teresinha de Jesus Correia dos Santos, ou simplesmente Tecka dos Santos vive em Londrina desde 2009. Como ela própria se classifica, “uma pé-vermelho”, Tecka representa Londrina nas principais competições do Paratletismo mundial.

“Sou natural de Caxias no Maranhão, mas já me considero uma londrinense de coração. Em 2009 recebi um convite para visitar a cidade e não sai mais”, explica Tecka.

Ela conta que conheceu o atletismo adaptado na UEL e já nos primeiros treinos mostrou que tinha capacidade de enfrentar grandes desafios.

“Através de uma associação de deficientes físicos, eu conheci o esporte adaptado, e já com 15 dias de treinamento eu consegui um índice para o campeonato brasileiro. Desde então, me profissionalizei e busquei os melhores resultados”, conta.

Entre os diversos títulos, ela é destaque em mundiais e Parapan-americanos, mas a sua maior conquista é um bronze olímpico. Em 2016, no Rio de Janeiro, Tecka conquistou a medalha de bronze nas Paralimpíadas disputadas em solo brasileiro.

“É uma sensação única de você se sentir capaz. Uma menina do interior, com uma deficiência física, se encontrar em um esporte de alto rendimento, e com 36 anos conquistar uma medalha olímpica é muito gratificante. Valeu como ouro!”, conclui Tecka.

Por: Henrique Reis/JU

Confira a entrevista completa:

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.