Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Meninas de Conceição das Crioulas, do Município de Salgueiro, derrotam equipe de São Paulo nos pênaltis

Com quase quatro mil alunos/atletas de todos os estados brasileiros inscritos, não é difícil encontrar personagens interessantes e histórias de superação ao longo dos 11 dias de disputa dos Jogos Escolares da Juventude Londrina 2014. Bom exemplo disso são as meninas do time feminino de futsal que representa o estado de Pernambuco.

Vindas da distante Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, no Município de Salgueiro, elas enfrentaram 30 horas de viagem até chegar ao norte do Paraná para a disputa dos Jogos. Na terça-feira, dia 9, ainda cansadas devido ao longo e cansativo deslocamento, elas foram presas fáceis para o bom time de Santa Catarina, e perderam por 3 a 0. Porém, após uma boa e merecida noite de descanso, nesta quarta-feira, dia 10, a história foi diferente. Em um jogo cheio de emoção, as pernambucanas, que representam a Escola Professor José Mendes, derrotaram as paulistas do Colégio Presbiteriano, de Guarulhos, por 4 a 3 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal (no futsal dos Jogos Escolares da Juventude, não existe o empate).
O grande destaque do time foi a goleira Maísa Laédina, de 14 anos. Após fazer ótimas intervenções durante todo o jogo e garantir o inesperado empate contra uma equipe tecnicamente muito mais forte, Maísa defendeu duas cobranças, antes de bater a penalidade que decidiu o confronto. “Comecei a jogar futsal aos 12 anos, na escola. Antes eu jogava na linha, mas para os Jogos Escolares precisei ir para o gol, e está dando certo”, contou a tímida goleira.
Visivelmente emocionado após a vitória, o técnico Adalmir da Silva falou sobre a importância que o sucesso nos Jogos tem para uma Comunidade tão humilde quanto a de Quilombo de Conceição das Crioulas. “Enfrentamos todas as dificuldades possíveis com o descaso social e a falta de políticas públicas dentro de nossa comunidade, começando pelo espaço de treinamento que temos à nossa disposição, com uma quadra que nem de longe se compara à realidade que vemos aqui. Estamos participando de uma competição que para nos é muito importante. Aqui, as meninas vivem uma realidade completamente diferente da que elas estão acostumadas a ter na comunidade. Isso as estimula não só com relação à participação nos Jogos, mas também com relação ao fato de elas perceberem que precisam lutar pela implementação de políticas públicas dentro da comunidade, para que a qualidade de vida de todos nós possa melhorar. Nosso povo precisa ter isso em mente”, disse Adalmir, se referindo à sua equipe como “um time formado por guerreiras”.
No time de São Paulo, que na primeira rodada havia vencido o Rio de Janeiro por 4 a 3, o grande destaque foi a fixa Alícia Almeida, de 14 anos. Melhor jogadora em quadra, a atleta, que há dois anos integra as equipes de futsal e campo do São Caetano, demonstrou ter muitas qualidades, como excelente visão de jogo, bom passe e ótima finalização.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.
Assessoria COB

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.