Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Competição vai reunir nos próximos dias 18 e 19, no Parque Olímpico de Madureira, medalhistas renomados internacionalmente

Depois do sucesso da 1ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2016  - Troféu João Schwindt, -  em Araraquara no último final de semana, os paratletas se preparam para enfrentar a segunda etapa  que vai acontecer no Rio de Janeiro de 17 a 19 de junho.  A Copa Brasil é uma das competições mais importantes do paraciclismo e vale pontos para a formação do ranking nacional.

Organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê  Paralímpico Brasileiro e Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, a segunda etapa será disputada no Parque Olímpico de Madureira com provas de estrada e contrarrelógio.

Na primeira etapa não faltaram emoção e exemplos de superação entre os 85 paratletas que disputaram a competição. Para a segunda etapa, no Rio de Janeiro, a  expectativa  é superar o número de participantes já que muitos paratletas estavam competindo fora do País no último final de semana.

Somente participam das provas paratletas filiados a CBC nas modalidades masculina ou feminina distribuídos nas categorias Ciclismo C1, Ciclismo C2, Ciclismo C3, Ciclismo C4, Ciclismo C5, Handbike H1, Handbike H2, Handbike H3, Handbike H4, Handbike H5, Tandem B, Tricycle T1 e Tricycle T2.  Cada categoria é disputada de acordo com o grau de deficiência física dos atletas seguindo o critério estipulado na classificação funcional.

Entre os paratletas que provavelmente participarão da segunda etapa no Rio de Janeiro, estão vários medalhistas como o campeão Lauro Chaman,  que faturou no último final de semana dois ouros na Copa do Mundo da Bélgica nas provas de  contrarrelógio e resistência na categoria MC5, respectivamente. Forte candidato à medalha nas Paralimpíadas – Rio 2016, Chaman também foi campeão nos Jogos Pan-Americanos de Toronto no ano passado na classe C1-5 da prova de contrarelógio do paraciclismo de estrada. O catarinense Soelito Gohr, que foi campeão mundial por três vezes no Campeonato Mundial de Paraciclismo (Itália, Canadá e México) também deverá representar o Brasil nos Jogos Paralimpícos.

Depois da etapa do Rio de Janeiro, a Copa Brasil de Paraciclismo 2016 será realizada em outubro, em São José (SC), mas terá a sua grande final em Aracaju (Sergipe) em 27 de novembro. Ao fim da quarta e última fase, serão conhecidos os campeões de cada classe da Copa Brasil 2014, definidos pelo somatório de todas as etapas.

Vera Barão/Asimp/CBC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.