Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vencedores treinarão nas categorias de base do time londrinense; inscrições são gratuitas

Neste sábado (4), no Ginásio do Colégio Vicente Rijo – com entrada pelo Moringão – ocorre a Seletiva Londrinense de Xadrez. O evento está marcado para as 13h30. As inscrições são gratuitas e vão até o dia do evento, pelos telefones 99687-1603 ou 99120-4822 com o técnico da equipe londrinense, Tiago de Almeida.

Os participantes serão divididos em três categorias, de iniciante a avançado. A categoria A é destinada a enxadristas em estágio avançado, e contará com nível adulto feminino e masculino para atletas a partir dos 18 anos, e nível juventude feminino e masculino para atletas nascidos de 2001 a 2008. Na categoria B estarão contemplados os atletas que tenham interesse em desenvolver seu nível técnico, e contará com a mesma distribuição de vagas da anterior. A categoria C destina-se para atletas que não sabem nada ou que já tem alguma noção, mas buscam aprimoramento, e será distribuída em nível adulto para atletas a partir dos 18 e nível juventude para enxadristas a partir dos quatros anos de idade.

Os vencedores da seletiva farão parte da equipe londrinense de xadrez, e representarão Londrina em competições estaduais, nacionais e internacionais. O técnico da equipe, Tiago de Almeida, destacou a importância de ter uma equipe municipal da modalidade. “Londrina já venceu vários títulos de âmbito regional até internacional, e isso leva o nome da cidade para fora. A expectativa é ter um número aceitável de enxadristas na seletiva para representar o município”, afirmou.

A Seletiva Londrinense de Xadrez é organizada pelo Instituto Palhano de Xadrez, com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e do Instituto de Educação Infantil e Juvenil (IEIJ). O IEIJ recebe incentivo do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) nas categorias “Programa de Formação Esportiva da Juventude” e “Programa de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte Adulto” na modalidade Xadrez.

Campeonatos

Desde o início do ano, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza sedia alguns campeonatos de xadrez, de várias modalidades, para pessoas de qualquer idade. Até agora, o local recebeu seis competições, de um total de 11 que estão previstas para este ano.

Para Almeida, o xadrez tem um grau de importância muito forte na formação do indivíduo. “Quando se desenvolve uma atividade que mexe com vários sentidos do ser humano,  estimula-se questões que deixam o cidadão mais preparado para o cotidiano. O xadrez possibilita esse caráter de formação para fora do esporte”, destacou o técnico.

NC/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios