Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Brasil é o campeão geral do Campeonato Pan-Americano de Taekwondo. A seleção brasileira conquistou, ao todo, 13 medalhas na competição finalizada na quarta-feira (4), em Punta Cana, na República Dominicana. Esta é a melhor campanha do Brasil na história da competição.

Foram seis medalhas de ouro três de prata e quatro de bronze conquistadas pelos brasileiros na competição. Clayton dos Santos foi eleito melhor técnico da competição.

“Coroamos esta bela campanha com 13 medalhas e a melhor campanha da história do Brasil nesta competição. Gostaria de parabenizar a todos os atletas e membros da comissão técnica que trabalharam arduamente junto à CBTKD e ao COB para que o Taekwondo brasileiro chegasse a este nível”, disse o chefe de equipe e diretor técnico da CBTKD, Henrique Precioso.

Campeã do Porto Rico Open e do Rio Open, Milena Titoneli, até 67 kg, estreou na competição com vitória sobre a argentina Victoria Rivas. Na semifinal, ela superou a americana Alena Viana já nos dois primeiros rounds, evitando o terceiro, de acordo com a nova regra. Na disputa decisiva, Milena foi superior à mexicana Leslie Soltero e conquistou a medalha de ouro para o Brasil.

Também campeão do Rio Open, Edival “Netinho” Marques, que luta na categoria até 74 kg, passou sua primeira luta sobre o colombiano Juan Sebastian Valencia. Na semifinal, Netinho fez valer seu ritmo de luta e garantiu a vitória já nos dois primeiros rounds para assegurar um lugar na luta decisiva. Na final, Netinho venceu Rene Lizarraga, do México, e levou o ouro e 40 pontos no ranking Mundial e Olímpico.

Campeão e eleito melhor atleta do Rio Open, na categoria até 63 kg, Gabriel Fabre passou sua primeira luta com tranquilidade sobre o atleta de Porto Rico. Na sequência, o atleta brasileiro venceu o mexicano Carlos Navarro nos dois primeiros rounds e garantiu um lugar na final. Na luta decisiva, Gabriel superou o argentino Lucas Guzman nos dois primeiros rounds e conquistou o ouro para o Brasil.

Caroline Gomes, até 62 kg, estreou com vitória sobre a venezuelana Alexmar Sulbaram. Depois, venceu Faith Dilon, dos Estados Unidos, e garantiu um lugar na final do Campeonato Pan-Americano. Na luta pelo título, contra a colombiana Katherine Dumar, Caroline soube controlar a luta, vencer e conquistar mais um ouro para o Brasil.

Sandy Macedo começou sua campanha no Pan-Americano com vitória sobre a colombiana Daniela Munoz. Na semifinal, Sandy se impôs e garantiu um lugar na final ao vencer a chilena Fernanda Aguirre. Na disputa decisiva, a atleta brasileira foi superada pela canadense Skylar Park e ficou com a prata.

Depois de conquistar o ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário, Henrique Marques, até 80 kg, estreou no Pan-Americano vencendo Jose Benites, do Equador. Na sequência, enfrentou e venceu o campeão dos Jogos Pan-Americanos Miguel Trejos, da Colômbia. Na semifinal, Henrique acabou superado pelo americano Carl Nickolas e garantiu o bronze.

Talisca Reis, até 53 kg, iniciou o Pan-Americano com propriedade. A atleta brasileira superou a colombiana Lucero Gomez. Na semifinal, Talisca acabou superada pela americana Makayla Greenwood e conquistou a medalha de bronze. O dia também teve o atleta Gabriel Santos, até 68 kg, que foi derrotado nas oitavas de final.

Giulia Ciccarelli/Confederação Brasileira De Taekwondo - CBTKD  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.