Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os Jogos Escolares da Juventude já estão consagrados como o maior celeiro de atletas do esporte olímpico brasileiro. Dos 97 atletas do Time Brasil que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, no mês passado, 54 passaram pela competição nacional. Em Londrina, onde está sendo realizada a etapa de 12 a 14 anos do evento, novos talentos começam a chamar a atenção das Confederações Brasileiras Olímpicas. No comando da seleção brasileira masculina adulta de handebol, o treinador espanhol Jordi Ribera fez questão de ir ao Ginásio Moringão na tarde desta terça-feira, dia 9, para acompanhar todos os jogos da 1ª rodada da 1ª divisão da modalidade. E gostou do que viu.

Muito satisfeito com o desempenho dos atletas que são o futuro do esporte no país, Jordi, que analisou atentamente toda a rodada, destacou a partida em que a E.E. Prof. Wilson Roberto, de SP, derrotou o Instituto Sagrada Família, do Rio Grande do Norte, por 25 a 18, como a melhor do dia, e o armador esquerdo da escola de São Paulo, Mateus Silva, como o atleta que mais se destacou ao longo da rodada. Jordi considera os Jogos Escolares da Juventude fundamental para a descoberta de novos talentos no país. “Esse evento é muito importante para que nós possamos selecionar novos jogadores para serem incluídos nas diferentes atividades que fazemos nas categorias de base da seleção. É uma oportunidade única que temos de estar em um torneio com duração de uma semana, analisando e fazendo o acompanhamento de jovens atletas do país inteiro”, disse Jordi.

Honrado em ser eleito pelo técnico da seleção principal como o destaque do primeiro dia de competições da modalidade, Mateus Silva, de 14 anos, ficou eufórico quando soube da indicação. “Amo o handebol. E jogar profissionalmente é um sonho. Senti um nervosismo a mais quando soube que o treinador da seleção adulta estaria vendo o jogo, mas isso me deu ânimo para me esforçar ainda mais e poder chamar a atenção dele de alguma forma. Agora que fui eleito o melhor jogador da rodada, e logo por ele, só tenho a agradecer, e quero prometer que irei me esforçar cada vez mais”, disse o jovem talento, que foi chamado por Jordi Ribera para o próximo acampamento regional promovido pela comissão técnica da seleção brasileira.

O técnico espanhol falou também sobre o trabalho de base feito pela comissão técnica da seleção brasileira, incluindo os treinamentos em acampamentos regionais promovidos em todo o país. “Trabalhamos com duas atividades importantes para a formação de atletas no Brasil. inicialmente fazemos os acampamentos regionais, e inclusive acabamos de fechar um em Brasília, para 42 atletas e 40 técnicos. Em dois anos, este será o 14º estado a receber os acampamentos regionais. E temos também os acampamentos nacionais, que nada mais são do que uma seleção com os melhores jogadores que passam pelos acampamentos regionais. Teremos um acampamento para 120 meninos da categoria infantil, e outro para 120 meninos do juvenil. Em ambos, incluímos também treinadores e novos árbitros”, disse Jordi.  “Um de nossos objetivos é tentarmos levar o maior volume de informações possíveis com relação ao esporte para todos os estados do país, e assim criarmos um padrão esportivo em todo o Brasil”, complementou o treinador da seleção brasileira masculina, que comanda um período de renovação visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Ascom/COB

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.