Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após quase três meses de competição, enfim, o Londrina Esporte Clube avançou para a semifinal da série-D e, principalmente, garantiu o acesso à série-C do Campeonato Brasileiro do ano que vem. A conquista ocorreu na tarde deste domingo (19), após o empate sem gols contra a Anapolina no estádio do Café. Na semana passada, no estádio Jonas Duarte, o Tubarão havia vencido o adversário fora de casa pelo placar de 2 a 0. O resultado mantém a equipe alviceleste invicta na quarta divisão, sendo o único time do campeonato, além de possuir a melhor campanha, melhor saldo de gols e a defesa menos vazada.

O JOGO:

Mesmo com a vantagem no placar, o Londrina queria vencer diante do seu torcedor. Já para o adversário, só a vitória interessava e, de preferência, por dois gols de diferença. O jogo foi bastante disputado do primeiro ao último minuto. Logo no primeiro lance, o atacante Bruno Batata foi derrubado na área e reclamou pênalti, que não foi apitado pelo árbitro Luiz Flavio de Oliveira. Posteriormente, a Anapolina se lançou ao ataque, buscando balançar as redes a todo custo.

As melhores oportunidades do adversário surgiam dos pés dos meias Diniz e Felipe Brisola, que procuram deixar o atacante Fábio Alemão na cara do gol. Em uma delas, a melhor chance da Anapolina no jogo, após erro de passe do sistema defensivo alviceleste, Alemão ficou cara a cara com o goleiro Vitor, mas acabou chutando para fora, muito próximo da trave. Já o LEC chegou ao gol ao 37 minutos, depois de uma bela troca de passes entre os meias Celsinho e Anderson. A bola sobrou nos pés do lateral-direito Lucas Ramon, que chutou para a boa defesa do goleiro André Luis.

Já no segundo tempo, os dois times voltaram sem alterações. No entanto, o Londrina mudou sua postura e procurou ser mais ofensivo. O técnico Claudio Tencati corrigiu o posicionamento coletivo e cobrou mais intensidade individual. Logo aos 3 minutos, o lateral-esquerdo Allan Vieira, com o pé direito, arriscou de fora da área, exigindo mais uma vez atenção do goleiro André Luis. E, no lance seguinte, foi a vez do atacante Bruno Batata aproveitar o rebote do zagueiro Cris, mas a bola foi para a linha de fundo.

Aos 17 minutos, o LEC continuava pressionando em busca do seu primeiro gol. Em cobrança de falta de Celsinho, a bola sobrou nos pés do zagueiro Silvio, que perdeu um gol muito próximo da trave. Já aos 29 minutos, novamente Celsinho, desta vez em contra-ataque, o camisa 10 partiu pelo lado direito, fez boa jogada e tentou encobrir o goleiro adversário, porém sem sucesso.

Na reta final do confronto, os jogadores do Londrina procuraram cadenciar a partida e fortalecer o sistema defensivo. Foi o que restou ao Tubarão, que aguardou ansiosamente o fim do jogo. Aos gritos de “O Tubarão voltou”, por parte dos torcedores, o LEC conquistou o tão sonhado acesso e a possibilidade de disputar a terceira divisão nacional, o que não acontecia há dez ano. Por fim, a alegria e a festa dos jogadores tomou conta do estádio do Café.

Claudio Tencati é o técnico que atualmente está há mais tempo no comando de uma equipe do futebol brasileiro. São quase 42 meses à frente do Tubarão, o que também classifica como o treinador que mais tempo dirigiu o Londrina Esporte Clube (LEC) em sua história, de forma ininterrupta. São 112 partidas oficiais, somando 61 vitórias, 27 empates e 24 derrotas, 184 gols pró, 97 contra e um aproveitamento de 62,5%.

Segundo o treinador Claudio Tencati, o fato de tirar o Londrina da segunda divisão estadual e, após três anos, ganhar um título Paranaense e colocar o time de volta a disputa da série-C, é motivo de muito orgulho.

“É a valorização do trabalho, sempre na linha do respeito, humildade e comprometimento. Independente se jogar ou não bonito, a minha prioridade será sempre as vitórias e a oportunidade de manter os números positivos. Fico satisfeito pelo trabalho realizado durante o ano, muito por conta do apoio que recebo por parte da minha comissão técnica, diretoria, jogadores e também da torcida, que sempre esteve conosco”, afirmou o treinador, que fez questão de agradecer a Deus, além dos seus familiares e amigos.

O maior objetivo da temporada, o acesso à série-C de 2015, foi conquistado. No entanto, o treinador garantiu que deseja ir ainda mais longe. “Agora é desfrutar a competição e ir em busca do título. Precisamos coroar essa bela campanha na série-D, além de lembrar que fomos campeões estaduais no primeiro semestre”.

PROXIMO CONFRONTO:

Mesmo com vaga da série-C garantida, agora, o Tubarão vai em busca do título da série-D. Na semifinal, o Londrina irá enfrentar o Brasil de Pelotas, que eliminou o Brasiliense na disputa de pênaltis, na casa do adversário. Por ter a melhor campanha, o Tubarão tem a vantagem de fazer o segundo jogo do duelo em casa, novamente no estádio do Café.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverá a homologar a rodada nos próximos dias. No entanto, em virtude das eleições presidenciais no domingo (26), o confronto deverá ser antecipado para o sábado (25).

FICHA TÉCNICA:

LONDRINA (0): Vitor; Lucas Ramon, Dirceu, Silvio e Allan Vieira; Guilherme Amorim, Bidia, Anderson e Celsinho (Marcondes); Paulinho (Matheus Paraná) e Bruno Batata (Madson). Técnico: Cláudio Tencati

ANAPOLINA (0): André Luis; Johnathan, Neto, Cris e Kabrine; André, Renato Xavier, Diniz (Dinei) e Felipe Brisola; Thiago Floriano (Evandro Paulista / Wendell Lira) e Fábio Alemão. Técnico: Edson Júnior

Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira – assistentes: Fabio Rogerio Baesteiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

Assimp/LEC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.