Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estão abertas as inscrições para o V Desafio das Catedrais 2018, que será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro. Com apoio do Município, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a caminhada de 130 quilômetros percorre um caminho de Londrina a Maringá, tendo como pontos de partida e chegada as catedrais das duas cidades. As inscrições já estão no segundo lote, e podem ser feitas através do site http://bit.ly/2LnqzL4.

A saída será na sexta-feira (14), na Catedral de Londrina, às 19 horas. O desafio total consiste em percorrer o percurso, até a Catedral de Maringá, em no máximo 24 horas. Para os interessados em participar, é possível escolher entre etapas de 130, 90, 60 ou 30 quilômetros. Os valores de inscrição são diferenciados, por lote e etapas.

Para a diretora de Turismo da Codel, Maitê Morgana Uhlmann, iniciativas como o Desafio das Catedrais estimulam um nicho ainda pouco desenvolvido na região, que é o turismo rural. “Com a consolidação de um evento como esse, conseguimos dar mais visibilidade à nossa região, como local de destino, não só de passagem. Essa caminhada também promove a valorização de Londrina, que é o ponto de partida, e as cidades próximas, envolvendo toda a nossa região. Temos muito para ser visto e conhecido, e nesses roteiros que envolvem várias cidades, é natural que Londrina seja o carro-chefe por conta da infraestrutura que a cidade possui. Por isso é muito importante incentivarmos e desenvolvermos esse tipo de atividade”, ressaltou.

Na última edição do Desafio das Catedrais, dos 152 inscritos, 53 concluíram o caminho de Londrina a Maringá. Segundo o idealizador e organizador do evento, Arnaldo Coelho do Amaral Filho, para a quinta edição a expectativa é que haja cerca de 200 participantes. “Desde o início das inscrições, em julho, já temos 58 confirmações. Inclusive, uma delas é de pessoa com deficiência, e isso é uma novidade para o Desafio, que não é uma maratona, mas se parece bastante”, apontou.

Amaral Filho destacou que o Desafio das Catedrais se assemelha a uma maratona, sem competição. “Por isso não fazemos diferenciação entre os participantes, então esperamos fazer a diferença, incluindo pessoas com deficiência com os que não têm. Isso vai mostrar que todos são capazes, inclusive para aqueles que não acreditam no seu próprio potencial”, frisou.

A ideia para o Desafio das Catedrais surgiu com a experiência pessoal do organizador ao percorrer o caminho de Santiago de Compostela. “Fiz o trajeto em um período delicado da minha vida, e retornei com muitos questionamentos. Voltando de lá, pensei que também poderíamos ter um caminho, aqui no norte do Paraná, para ser peregrinado. E esse é o primeiro objetivo do Desafio, estimular a busca da espiritualidade, a reflexão sobre a vida de cada um, através da experiência que a caminhada proporciona”, contou.

O Desafio das Catedrais também busca desenvolver o turismo regional através da trilha, que percorre a área urbana e rural das cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Sabáudia, Mandaguari, Marialva, Sarandi e Maringá. “Outro objetivo é o de despertar, nessas localidades, o turismo rural, estimulando as pequenas comunidades para o empreendedorismo. Além disso, é feito um levantamento histórico nos locais por onde a caminhada passa. E em cada lugar que paramos, pedimos para alguém da comunidade nos contar sobre aquele lugar, pois aquilo que não sabemos, não valorizamos. E quem nos recebe, ao relembrar a própria história, se sente valorizado, e com isso engrandecemos o caráter histórico dessas pessoas”, complementou Amaral Filho.

Informações sobre o percurso, inscrições e entrega dos materiais estão disponíveis no site do evento, pelo link www.desafiodascatedrais.com.br.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.