Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Muita gente não percebe, mas um detalhe fundamental para o sucesso na realização de grandes eventos é a atuação dos voluntários. Ciente de sua importância, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já contou com o apoio de mais de 3.700 voluntários ao longo dos dez anos de realização Jogos Escolares da Juventude. E em Londrina não será diferente. Na etapa para jovens de 12 a 14 anos da maior competição escolar do país, que acontece entre os dias 4 e 13 de setembro na cidade do norte paranaense, 250 voluntários farão parte do time responsável pela organização do evento. Entre eles pessoas do Brasil inteiro, de todas as idades, e com objetivos bem distintos.

Bom exemplo são as irmãs Tatiane e Nayara Evaristo. Moradoras da cidade de Baieux, na região metropolitana de João Pessoa (PB), assim que souberam da realização dos jogos em Londrina elas entraram em contato com a organização do evento e se inscreveram como voluntárias. “Essa já é a quarta vez que sou voluntária nos jogos. Estudo Turismo, e vi no evento uma boa oportunidade para crescer na minha área. A princípio, não tinha noção da grandeza da competição e de toda a estrutura que a envolve. Com o tempo me identifiquei muito, e percebi que muito mais do que apenas o lado profissional, estar nos Jogos Escolares é ótimo para minha evolução como pessoa, e também uma grande diversão”, revelou Tatiane, de 26 anos. “Meu interesse surgiu a partir da minha irmã, e de toda a empolgação dela com as histórias que ela me contava sempre que voltava de uma etapa. Essa é minha estreia como voluntária, mas tenho certeza que voltarei nas próximas edições”, completou Nayara, de 22 anos.

Não são apenas os jovens que se interessam em atuar como voluntários nos Jogos Escolares. O militar reformado e podólogo baiano Martinho Biscaia, de 62 anos, já atuou nessa função nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Atualmente morando na cidade de Palhoça (SC), ele fala sobre a experiência do trabalho como voluntário: “O ganho principal que temos é conhecer pessoas novas, aprender a compartilhar e a trabalhar em grupo, fazer novas amizades. Tudo isso é muito importante”, revela Martinho. Se ele pensa em parar e curtir a aposentadoria em casa? O próprio Martinho responde: “Já estou inscrito para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Estar aqui é um aprendizado enorme para poder fazer bonito lá”, disse Martinho.

Entre muitos “estrangeiros”, há também os voluntários “locais”, nascidos em Londrina. Para eles, a realização do trabalho tem um significado ainda mais relevante. É o caso de Vinícius Martins, de 23 anos, que fala sobre a importância que os Jogos Escolares têm para os moradores de Londrina: “A divulgação da cidade para as outras regiões do Brasil é enorme, muitas pessoas de fora vêm conhecer nossa região. Movimenta a nossa economia. Além disso, quero trabalhar com gestão esportiva, e o nível de informação que ganhamos aqui é muito grande”, revela Vinícius.

Toda essa empolgação e interesse de pessoas do Brasil inteiro em fazerem parte do time de voluntários é explicada por Paula Hernandez, Gerente de Atividades Complementares do evento. “O ganho pessoal que eles têm é enorme. Eles podem fazer contatos, ganhar experiência, se capacitarem em diversas áreas, conhecer pessoas novas, ajudar na organização. Fora a oportunidade de terem experiência e vivência no esporte, conhecendo e atuando na organização de um grande evento e fazendo parte do movimento olímpico. Cada um tem um objetivo diferente, mas o mais importante é que todos querem que o evento seja um grande sucesso, e a participação deles para que esse objetivo seja alcançado é fundamental”, destacou Paula. Para quem se interessar em atuar como voluntário nas próximas etapas dos Jogos Escolares da Juventude, Paula revela quais são os pré-requisitos: ”Ter acima de 18 anos, ter disponibilidade de tempo, estar sempre de bom humor, ter responsabilidade, comprometimento e dedicação. Acho muito bacana tanto para os universitários quanto para as pessoas de terceira idade que tenham disponibilidade de tempo”, finaliza Paula.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Núcleo de Comunicação/PML com Assessoria de Imprensa
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.