Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Fala Sério! 16/07/2009  14h40

Cadê minha neve?

Meio dia de segunda-feira e meu almoço é interrompido pelo toque do celular. Resolvo atender porque nunca se sabe, mas logo me assusto porque do outro lado senti que a voz era de pura irritação. O Boca de Caçapa estava irado, mas irado mesmo, não como alguns dizem na gíria:

“Ô meu, quero saber de você prá quem reclamar!” “Mas reclamar de que?” perguntei eu. “Da neve que nóis esperou e não veio, véio!” “Mas que neve meu? O que houve?” eu queria saber. “Olha aqui, ó! Minha mulher queria ir ver o show do Roberto Carlos em Porto Alegre, certo?” Isso ele já havia me dito, mas eu não conseguia entender o que o show do Rei tinha a ver com a neve!

“Escuta aqui, meu! Você não ouve rádio, não assiste TV e nem lê jornal não, cara?” Falei que claro, ora! Pelo jeito o enrosco estava cada vez maior e eu resolvi achar o fio da meada. “Ô Boca! O que tem a ver o show do Roberto, com rádio, TV e jornal? Posso saber?” “Mas você já devia saber, meu!”

Senti-me chamado de burro e não agüentei. Sabendo que quando meu amigo estava desse jeito, só lhe dando um estouro para que saísse logo o que queria dizer, e não me fiz de rogado. “Pode me dizer de uma vez por todas o que está acontecendo, cara?” “Te conto cara, te conto cara! Na quarta feira a muié encheu o saco para que eu comprasse os ingressos para o show do Roberto Carlos. Mas na quinta feira quando uma TV anunciou que iria nevar no final de semana em Gramado e Canela pirou! Acordou-me cedo, anunciou em alto e bom tom que não queria mais o show do Roberto, mas ir para a Serra ver a neve! Tive que pegar o carro e correr para lá para conseguir reserva numa pousada, meu! E foi uma briga, porque depois do anúncio, todo mundo queria ir para lá, para ver a neve! Imagina só!” “Tá e daí? Qual a motivo de toda a bronca?” “Propaganda enganosa meu, propaganda enganosa meu! Porque tiver que alugar pelos três dias do fim de semana, sexta, sábado e domingo, senão nada feito. E uma diária cara meu, que só você vendo! Os nego metem a mão mesmo!” “Tá, e daí? Onde está a propaganda enganosa?” “Ora meu chapa! A neve que era para vir na sexta ficou para o sábado e sábado, ficou para domingo e domingo, domingo meu, anunciaram na TV que ela iria cair só nas cidades mais pro norte do estado, lá prá cima, divisa com Santa Catarina. E nóis ali, na serrinha gaúcha querida! Cheguei a ficar com dor no pescoço olhando prá cima a madrugada toda para chamar a mulher que dormia enquanto eu esperava a neve chegar, cara!” “É... vocês deram mesmo muito azar, né Boca?” “Azar uma pinóia! Eu to achando que o pessoal da serra paga prá eles anunciar neve e encher os hotel meu! E os trouxas como eu ainda cai na deles. Meu consolo é que tinha trouxa até do Ceará!”

Tentei argumentar com o Boca de que nem sempre as previsões do tempo dão certo, que o pessoal aqui prevê uma coisa e São Pedro lá encima resolve mudar de opinião, e aí dá zebra! “Não te faça de besta meu!” Sobrou prá mim. “Tu tá querendo tapar o sol com a peneira cara! O pior é que nem o Procom pode fazer alguma coisa! Mas no dia em que eu morrer vou pegar então São Pedro pelas goelas e ele vai ver o que é bom! E o pior é que a mulher agora, me sai com essa! Já que não teve neve agora quero ver o Roberto! E eu que me dane né? Tchau!” E educadamente como sempre, desligou no telefone sem me dar chance de responder.

Certo está o Tonhão, que me ligou da fortaleza para dizer que de manhã pega seu chimarrão, a cadeira de praia e vai para a areia apreciar a “paisagem”! “E que paisagem!” gritou ele.

Um abraço! Até semana que vem!

Esta coluna está em setenta jornais do país e exterior.

Colunista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL