Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Do passado ou do presente, nem do futuro. Eles estarão sempre juntos de nós, seja para o bem ou o mal. Nem sempre o passado foi tão ruim assim para que tenhamos tanta vontade de dele fugir, assim como o presente não deve ser visto tão mau e nem devemos ficar esperando um futuro ainda pior. 

Quantas vezes já se ouviu o conselho de que devemos esquecer o passado, de que águas passadas não movem moinhos, de que quem vive do passado parou no tempo, e assim por diante. E normalmente também tudo vem seguido de que devemos tocar a vida em frente porque só o futuro interessa e importa, enquanto o mais estranho é de que dificilmente falam do presente. Como se fosse possível passar do passado para o futuro sem ele, o presente. E é justamente nele que está a maior importância desta conjugação de tempos da vida.

Seria a mesma coisa do que se pensar em uma laranjeira só com os galhos, os frutos, e esquecer da floração. Ou de uma roseira com os espinhos e as flores, fazendo de conta de que os botões nunca existiram.

Me pergunto se seria possível pensarmos em nós, nascendo e morrendo, sem a vida? Quase impossível. Então, se o passado foi o nascer, o futuro será o morrer... Hoje e agora, será simplesmente o viver.

Realmente, não adianta tentar fugir do passado ou do presente, e nem do futuro. Cada um tem seu tempo em nosso tempo, e cada um tem seu presente no seu presente.

Nós seres humanos somos pateticamente enganados pelos ciclos de nossos tempos. Muitos querem fazer questão de fugir do passado, e nele se escudam para também se esconder do futuro que nem sabem quando e como virá, se chegar.

Mas poucos ou quase nenhum tem em conta o presente, que o presente lhes dá. E o pior! Se esquecem de O merecer!

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta Coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. No You Tube acesse a Fala Sério! Em vídeo através do ajorgefalaserio. Contatos ajrs010@gmail.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL