Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ou então: “Vamos! Sorria! Você está sendo filmado!”

Hoje especialmente, por medida de segurança é quase impossível não nos depararmos com um pedido destes em qualquer estabelecimento público ou privado. Está certo que em muitos casos é só um blefe porque não há câmera nenhuma nos focando. Por outro lado, façam a mesma observação que fizemos um dia, na fila de uma agência bancária. Havia lá um monitor mostrando as imagens do local, e inevitavelmente, à medida que se aproximavam mais das câmeras, as pessoas passavam as mãos nos cabelos, arrumavam a gravata ou o casaco. Qualquer um de nós tem esta sintomática reação. Faz parte de nós, não adianta negarmos. Podemos até não sorrir, como pede a inscrição, fecharmos ainda mais nosso semblante de poucos amigos, mas que vamos querer ficar bonitos na imagem, isto vamos.

Numa outra oportunidade estava entrando em uma grande loja de departamentos, quando duas jovens de cerca de vinte anos entravam na minha frente conversando descontraídas. De repente uma estacou, olhou para um ponto no alto da parede, desenhou um coração com os dois indicadores e com a ponta dos dedos da mão jogou um beijo. A amiga a chamou de maluca, e ela disse que não, porque estava jogando um beijo e dizendo ao seu namorado que o amava. A curiosa, e eu também, queríamos saber como ele iria saber dessa declaração, se não estava lá. Ela respondeu que, nesse horário quem vigiava os monitores da entrada da loja, era ele! E deu uma risada feliz! Nisso tocou o celular da apaixonada e ela mostrou para a amiga o recado na telinha: “Eu também!” Ela deu uma acenada toda feliz para a câmera e seguiu para o interior da loja, e eu fiquei parado pensando: como é fácil dizer que se ama!

Não me contive, olhei para a mesma câmera e com um largo sorriso, fiz com o dedo o sinal de positivo. Creio que o rapaz do outro lado entendeu.

Quase esqueci o que ia comprar, mas não teve câmera que encontrasse na minha frente para a qual não desse um sorriso.

Tempos depois me vi envolvido novamente pelo: “Sorria! Você está sendo filmado”! Ao levar uma encomenda a um amigo em seu apartamento, na volta, encontrei com uma senhora ainda jovem no elevador. Mal me respondeu o bom dia que lhe dei, porque virada para um canto, aproveitava a câmera e o pequeno monitor para terminar a maquiagem e passar uma última escova nos cabelos. Na certa, deveria estar atrasada para seu compromisso!

E vocês querem saber de uma coisa que acabei descobrindo depois de tudo isto? Que nós sempre temos uma câmera nos focando, até mesmo quando estamos entregues a sonhos ou pesadelos!

Por isso, “Sorriam! Vocês estão sendo filmados”!

Um abraço! Até semana que vem!

E à partir desta semana, nosso abraço carinhos também aos leitores do Rolando na Orla, de Valença-BA, Foco da Bahia – Ilhéus-BA, Correio de Noticias de Canoas-RS, O Trentino de Nova Trento-SC, a Gazeta Itapirense de Itapira-SP, A Voz de Brusque de Brusque-SC, e de além mar, Jornal A Semana da Cidade de Praia, capital da República de Cabo Verde na África. Já são setenta os parceiros de nossa “Fala Sério!”

Em seis de junho estaremos a tarde na 22ª. Feira do Livro de Santa cruz do Sul, com encontro com leitores e sessão de autógrafos.

Obrigado à todos.

Colunista, escritor e palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes.

ajrettenmaier@terra.com.br – fala-serio2009@hotmail.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL