Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ex-árbitro da FIFA e deputado federal Evandro Roman (PSD-PR) afirmou que medida provisória enviada ao Congresso, nessa semana (19), vai trazer mais transparência aos gastos dos clubes de futebol e impedir a má gestão. Evandro participou do evento promovido pelo Palácio do Planalto para o lançamento de medidas que vão renegociar as dívidas dos clubes e modernizar o futebol brasileiro.
“Passamos a dividir as responsabilidades com os diretores e presidentes de clubes. Até então, os diretores e presidentes saíam e ficava a conta e, no final, era o governo quem tinha que responder. A partir do momento que o clube tiver sanções como o rebaixamento, os próprios torcedores vão cobrar uma boa administração”, ponderou o deputado Evandro Roman (PR).
Segundo a presidente Dilma Rousseff, a medida vai exigir que os clubes publiquem demonstrações contábeis padronizadas e auditadas por empresas independentes; paguem em dia as contribuições previdenciárias, trabalhistas e contratuais, incluindo direito de imagem; gastem no máximo 70% da receita bruta com o futebol profissional; invistam nas categorias de base e no futebol feminino; não realizem antecipações de receitas previstas para mandatos posteriores; tenham um cronograma progressivo dos déficits que deverão ser zerados a partir de 2021; e respeitem regras de transparência.
A contrapartida do governo será a divisão das dívidas para serem pagas de 2% a 6% nos primeiros 36 meses e saudadas de 120 a 240 meses. Caso não cumpram as exigências, as sanções serão o rebaixamento de divisão e a responsabilização daqueles que praticarem gestão temerária. Hoje, as dívidas dos clubes de futebol com a União estão estimadas em R$ 4 bilhões.
Segundo o ex-goleiro do Grêmio e deputado federal Danrlei de Deus (RS) esse é o primeiro passo para resgatar um futebol que possa orgulhar o país. “Ainda temos muito que discutir no Congresso para chegar ao ponto ideal, mas essa será a solução. Hoje, todos sabem que os clubes não têm condições sequer de pagar suas contas. Essa MP é o caminho para a modernização, para a melhoria, para o crescimento do futebol brasileiro”, disse o parlamentar.
Danrlei apontou o fair play (jogo justo) e a renegociação das dívidas dos times como as bases do projeto. “Assim teremos governança e transparência. O torcedor vai saber onde o dinheiro está sendo gasto”, explicou.

Assessora de Imprensa/PSD - Câmara dos Deputados

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.