Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Futebol 10/12/2016  10h33

Papo de Esporte: Na trave!

Foi por pouco. Isso aqui, ó! Foi aquele jogo contra o...., aquele empate, aquele gol perdido, aquele, aquilo....Mas valeu! O Londrina Esporte Clube fez uma campanha sólida no retorno a Série B depois de doze anos e o acesso bateu na trave. O Bahia subiu com 63, por isso, a previsão de que, quem fizesse 64 pontos subiria, se confirmou. O Vasco com 65 e o Avaí com 66 se juntam ao inquestionável Atlético-GO, que somou 76 pontos e foi o grande campeão da Série B. Náutico e Londrina ficaram com 60.

Se tivesse os mesmos 63 pontos do Bahia, o Tubarão perderia pelos critérios de desempate, afinal, o tricolor bahiano teve duas vitórias a mais e doze gols a mais de saldo. Porém, ficou aquela sensação de que a elite evaporou das mãos, ou melhor, dos pés do Londrina, que somou 30 pontos fora de casa e os mesmos 30 no Café. Mesmo assim, o clube honrou e alegrou a cidade e espantou o medo de vexame ou rebaixamento com um futebol consistente.

Dos times acima na tabela, o Londrina somou 3 pontos diante do Atlético, 6 diante do Bahia e zero contra Avaí e Vasco e 6 diante do Náutico, quinto colocado. Na parte dos rebaixados, 6 contra o Bragantino, 4 diante de Sampaio Correa, Tupi e Joinville. Só aí 33 pontos, nos extremos. Além do tropeço em casa contra o Sampaio, outros resultados que não se esperavam em casa foram os empates contra Paraná, Paysandu e Luverdense. Só aí, oito pontos.

Porém, as vitórias enquanto visitante contra Atlético, Náutico, Bahia e Brasil foram redentoras. De um modo geral, a campanha mostrou que a Série B não é tão feia assim, desde que você tenha um elenco competitivo. Mesmo perdendo jogadores ao longo do certame, o Londrina foi valente e fez mais do que se esperava. Com 29 gols sofridos, fechou com a melhor defesa. Porém, fez 40 gols, mais apenas do que o Sampaio, Bragantino, Joinville, Oeste e Paraná e a mesma quantidade de Brasil, Paysandu e Tupi.

Em 38 jogos, foram 16 vitórias, 12 empates e dez derrotas. Só o Luverdense (9) e o Atlético (6) perderam menos jogos do que o LEC, sendo que o Avaí também perdeu dez vezes. Germano foi o artilheiro com nove gols. Caíram Joinville, Bragantino Tupi e Sampaio Correa. Para 2017, o Londrina já conhece 18 adversários, resta saber o último rebaixado da Série A, se Inter, Vitória ou Sport. De novidades, o LEC terá pela frente: Boa-MG, Juventude, ABC, Guarani, América-MG, Santa Cruz e Figueirense, mais os remanescentes da Série B 2016. 

Guilherme Lima - Jornalista e Professor - Londrina - Pr.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.