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A coach nutricional Gabi Lodewijks ensina receitas saudáveis de Páscoa para receber a família e os amigos sem abrir mão do chocolate e de refeições saborosas

A Páscoa esta chegando e nada melhor do que comemorar essa data em família, com amigos e é claro com chocolate e ovos de chocolate. O costume dos ovos de chocolate, tão presente nessa época do ano, vem antigas culturas europeias. O coelho da Páscoa e os ovos eram a representação da fertilidade e do ressurgimento da vida, que foi ressignificado no cristianismo, com a morte e a ressurreição de Cristo.

A coach nutricional Gabi Lodewijks conta que a Páscoa é uma boa oportunidade para ter refeições saborosas, nutritivas e reunir familia e amigos para desfrutar de bons momentos: "Nada melhor que  comemorar essa data tão bonita e significativa comendo chocolate mas sem perder a linha, claro. Existem varias opções mais saudáveis para o tradicional chocolate, que são os chocolates com no mínimo 70% de cacau. Quanto maior a concentração de cacau mais benefícios nutricionais se obtém, porém o chocolate fica mais amargo”. 

Mas a Páscoa não é só chocolate e tem diversas opções de refeições saborosas e saudáveis:  "Que tal preparar no domingo de Páscoa refeições saudáveis para toda a família? Começando com um café da manhã variado com frutas, pães integrais, iogurte ou um smooth , muffin de ovo com legumes  e deixar para consumir o chocolate só mais tarde".

Gabi Lodewijks aponta que o grande vilão não é o chocolate da páscoa, mas as opções ao longo do ano: "O importante é haver um equilíbrio. Pode comer chocolate, mas não passar o dia todo exagerando no consumo dele. Coma com consciência e moderação. Também alternar o consumo moderado do chocolate com refeições saudáveis, principalmente para quem tem o objetivo de emagrecer. Não precisa se proibir de tudo, mas coma com moderação e não coma como se o mundo fosse acabar amanhã. Tente seguir sua rotina normalmente pelo menos até a hora que for encontrar com a família ou amigos”.

A coach nutricional traz algumas dicas de alimentos que podem ser servidos para completar a mesa de Páscoa:

Legumes + Humus

Corte pepino, tomate, cenoura , rabanete, aipo e algumas frutas em pedaços e adicione alguns molhos caseiros. Por exemplo, azeite de oliva com sal grosso ou húmus caseiro.

Chips Saudáveis

Corte beterraba ou batata doce em fatias, pincele óleo de côco ou azeite de oliva, pimenta, sal e ervas a gosto. Leve ao forno e asse a 175 graus por 25min. Vire-as e asse por mais 15 minutos. Assim você tem seus próprios chips  saudáveis. Entenda, não que você não possa comer dos chips normais de supermercado mas pode fazer escolhas mais saudáveis para compensar o consumo de chocolate nesse dia que normalmente é superior a qualquer outro dia. E tem mesmo que aproveitar mas com moderação.

Frutas e nozes ao chocolate

Coloque o chocolate meio amargo em uma panela pequena, deixe derreter em banho maria em fogo baixo e mergulhe as frutas, cenouras e nozes cruas. Fica uma delicia.

Refrescante de frutas

Evite beber bebidas alcoólicas. Prepare garrafas de água com limão, laranja, menta ou com frutas vermelhas. Fica uma delicia e super bonito na mesa.

Boas escolhas

E se você for para a casa de alguém ou comer fora? Faça boas escolhas igual você faria em casa. Claro que quando iremos para casa de alguém iremos consumir o que tem lá não é mesmo? Aproveite!! Siga sua rotina corretamente até a hora de sair de casa e jamais saia com fome. Não se proíba de nada apenas faça boas escolhas e coma com moderação. Dê ao seu corpo a atenção que ele merece, também durante a Páscoa.

Chocolate sob medida

Esse ano a The Favorite Sweets aqui da Holanda preparou um ovo pra mim sob medida. Pedi que fosse um ovo com chocolate meio amargo, frutas, oleaginosas e ela o fez exatamente como eu havia imaginado. Um ovo do tamanho da palma da minha mão, então relativamente pequeno e que poderei comer sem culpa e sem exagero.

Hebert Neri/MF Press Global

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