Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

"Domingo sem macarrão, sem macarronada, não é domingo"

Dia 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Macarrão. Para esclarecer dúvidas sobre o consumo do alimento, a Isabela, marca de massas e biscoitos da região Sul, que completou 60 anos este ano, com suporte da nutricionista Alessandra Godoy, indica a quantidade ideal que deve ser ingerida diariamente, dentro de uma dieta equilibrada.

Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, reformulado em 2014, as massas produzidas com trigo (com ou sem adição de ovos) são consideradas como parte do grupo de cereais. A recomendação diária de ingestão deste tipo de alimento permite que a massa seja consumida diariamente, no almoço ou no jantar.

Alessandra explica que para definir a quantidade ideal de massa a ser ingerida por dia é necessário levar em consideração a idade, o peso e o nível de atividade física de cada pessoa. Mas ressalta que o macarrão é recomendado em qualquer idade. “De modo geral, a porção ideal para crianças de 2 a 10 anos é equivalente a duas colheres de sopa cheias (62 gramas) de macarrão cozido. Já para os adolescentes, adultos e idosos, a quantidade é de quatro colheres de sopa (105 gramas)”. A nutricionista lembra que, além de uma alimentação equilibrada, é essencial praticar esporte com frequência para manter o corpo saudável.

Ainda de acordo com a nutricionista, quando a massa é consumida nas quantidades adequadas e com molhos magros, como ao sugo (tomate), de ervas ou com vegetais, o resultado é mais energia para o dia a dia.

“A massa pode ser incluída em uma dieta balanceada. Além de molhos pouco gordurosos, a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, ensina Alessandra.

Aproveite a dica da marca Isabela e prepare um prato nutritivo e saboroso em qualquer dia da semana.

Furadinho ao Molho Cremoso de Frango e Milho Verde

Ingredientes: Molho

1 peito de frango pequeno, com osso (400 g)

2 dentes de alho

1 colher (chá) de sal

4 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola pequena picada

1 lata de milho verde em conserva, escorrido (200 g)

1 vidro de palmito em rodelas (300 g)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

400 ml de leite

2 copos de requeijão cremoso

4 colheres (sopa) de salsa picada

Massa

1 embalagem de Furadinho Com Ovos Isabela(500 g)

1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo: Molho

- Na panela de pressão, coloque o frango, cubra com água, junte o alho e o sal. Tampe e cozinhe por cerca de 20 minutos após o início da pressão. Desligue o fogo, espere ceder toda a pressão e abra a panela. Reserve 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento. Espere o frango amornar e desfie-o.

- Em uma panela, derreta a manteiga, refogue a cebola, junte o milho, o frango desfiado e o palmito. Misture e reserve.

- À parte dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente o caldo do cozimento e leve ao fogo até engrossar. Adicione o requeijão, misture bem ao refogado e reserve.

Massa

- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, junte ao molho e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho. Finalize com a salsa e sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 50 minutos

Karoline Lukin/Asimp/Isabela

(www.isabela.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.