Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aumentar a ingestão de líquidos e o consumo de frutas e legumes é essencial para manter o corpo bem nutrido e hidratado

Dia 21 de dezembro começou o verão. Para esclarecer dúvidas sobre o consumo de alimentos nessa época de calor extremo, a Isabela, marca de massas e biscoitos da região Sul, que completou 60 anos este ano, dá dicas para uma alimentação equilibrada. Segundo a nutricionista Alessandra Godoy, consultora da marca, a principal preocupação para ficar bem disposto apesar do calor é manter-se hidratado e nutrido.

Alessandra explica que o calor faz com que muitas pessoas se sintam indispostas e acabem pulando refeições. Para evitar o mal estar, é importante consumir alimentos de fácil digestão e muito líquido. “No verão, ocorre uma redução no metabolismo basal, o que significa que o corpo gasta menos energia com suas funções vitais. Com o aumento da temperatura, nosso corpo perde mais líquido e sais minerais, aumentando a necessidade de reposição. Assim, devemos ingerir em maior quantidade e frequência frutas, legumes, verduras e sucos naturais, que são ótimas fontes de líquidos, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Beber muita água e chás”.

Para uma refeição completa, a nutricionista indica o consumo de pratos composto de carboidratos, proteínas e vegetais como folhas, cenoura, beterraba, berinjela e brócolis. “A massa é um carboidrato indicado, em especial, quando combinado com proteínas magras, verduras e legumes. Como alternativa é possível adicionar ervilhas, soja, grão de bico, um punhado de castanhas variadas ou queijos magros. Para beber, prefira água, sucos naturais ou água de coco. Frutas são excelentes opções para sobremesa.”

Aproveite a dica da Isabela e prepare um prato super balanceado para o verão.

Pena com Brócolis, Tomatinhos, Queijo Minas e Manjericão

Ingredientes:

6 colheres (sopa) de azeite

5 dentes de alho em lâminas

1 cebola pequena picada

400 g de brócolis cozido no vapor, separados em buquês

sal e pimenta-do-reino preta moída na hora, a gosto

300 g de tomates-cereja cortados ao meio

300 g de queijo Minas light cortado em cubinhos

Massa

1 embalagem de Pena Bom Gosto Isabela (500 g)

1 colher (sopa) de sal

Para finalizar

1 xícara (chá) de folhas de manjericão

Modo de Preparo:

- Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho. Junte a cebola, o brócolis e refogue. Tempere com o sal, a pimenta, acrescente os tomatinhos, o queijo e mexa delicadamente. Desligue o fogo, tampe e reserve.

- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, junte ao refogado, finalize com o manjericão, e sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br.

Raquel Ferreira/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios