Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com base em estudos científicos, consultora da Isabela indica massas e torradas como combustíveis para o cérebro

Os períodos de provas para vestibular e concursos são muito desgastantes para os inscritos devido ao excesso de estudos e noites sem dormir. Para manter o cérebro produtivo e bem afiado, auxiliando o aprendizado, a indicação da nutricionista da Equilibrium, Beatriz Botéquio, consultora da marca Isabela, é consumir alimentos que contenham carboidrato, nutriente que é fonte de energia. Massas, pães e torradas estão entre os alimentos que podem ajudar os estudantes a melhorar a concentração para as provas.

“O único nutriente que o cérebro reconhece como fonte de energia é o carboidrato. Como o cérebro armazena pequenas quantidades deste nutriente no decorrer do dia, o consumo em porções corretas é importante para mantê-lo funcionando na sua capacidade máxima, intensificando a capacidade de aprendizado”, explica Beatriz.

O ideal é consumir carboidratos de forma equilibrada em todas as refeições, explica a nutricionista. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), órgão que tem como objetivo promover a segurança alimentar, de 55% a 75% das calorias diárias devem ser consumidas na forma de carboidratos, divididas em café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. “Torradas, massas e biscoitos são excelentes fontes de carboidratos que podem compor essas refeições”, ressalta Beatriz.

A nutricionista da Equilibrium destaca que a alimentação equilibrada no período anterior às provas é fundamental, uma vez que alimentos de difícil digestão podem dificultar o desenvolvimento do raciocínio e da concentração. “O corpo, para realizar a digestão destes alimentos, irá deslocar um grande volume de sangue para o intestino. Isso poderá prejudicar o aporte de sangue deslocado para o cérebro, que estará realizando um grande esforço durante a prova”, explica.

Veja sugestão de cardápio da Equilibrium para a véspera da prova:

Café da manhã:

4 torradas light com queijo cottage, orégano, azeite e peito de peru

1 banana

1 xícara de chá de café com leite

Lanche 1:

1 pote de iogurte desnatado

2 colheres de sopa de granola

Almoço:

1 prato fundo de salada de: alface crespa e rúcula a vontade, 1 palmito em rodelas, 4 tomates secos e 1 colher de sopa de torrada picada e temperada (azeite e orégano)

4 pegadores de parafuso com frango e legumes

Lanche 2:

1 banana picada em rodelas

2 colheres de sopa de aveia em flocos

Jantar:

2 torradas integrais com alho, azeite, tomate cereja, manjericão e queijo parmesão

1 prato fundo de sopa cremosa de legumes: mandioquinha, batata, cenoura, abobrinha picada (outros legumes de sua preferência) caldo de carne, azeite, sal, salsinha.

Ceia:

1 maçã

(www.isabela.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.