Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acredita-se que a pizza que tenha surgido em Nápoles, na Itália, por volta do século 18 / Autor: Karthik Garikapati / Fonte: Unsplash

A tradicional pizza surgiu na Itália. As origens indicam que ela tenha vindo de Nápoles, no século 18. Mas sabia que essa massa assada em forno é bem mais antiga? Esse círculo com cobertura é apreciado há mais de 6 mil anos pelos egípcios.

Anos mais tarde ela ganhou molho de tomate, queijo e outros recheios para se tornar a tradicional pizza assada na pedra que conhecemos hoje. E claro, não demorou para ela cair no gosto dos brasileiros. Acredita-se que ela tenha sido trazida ao país pelos imigrantes italianos no século 19. No Brasil, são produzidas mais de um milhão de pizzas por dia. Pouco mais da metade é consumida apenas pelo estado de São Paulo, que abriga as pizzarias mais famosas do país.

Aqui ela foi incrementada e ganhou diferentes versões que vão do doce ao salgado, com opções para todos os gostos. Confira as melhores receitas caseiras para preparar em casa:

BASE TRADICIONAL PARA PIZZA

Ingredientes para a massa:

6 xícaras de chá de farinha de trigo

2 colheres de sopa de fermento biológico seco

2 colheres de chá de açúcar

2 colheres de chá de sal

2 ½ xícaras de chá de água morna

¼ de xícara de chá de azeite

Preparo da massa: Misture o fermento e o açúcar em uma tigela e vá adicionando água morna aos poucos com uma colher para dissolver. Deixe descansar por 5 minutos, até criar espuma. Misture a farinha com o sal em uma tigela grande e deixe um furo no meio. Adicione o fermento espumado no centro da farinha. Então, coloque o azeite e vá misturando até incorporar.

Agora é hora de sovar a massa até ficar homogênea e lisa. Coloque essa massa em um recipiente grande untado com azeite e tampe com papel filme, é necessário que haja espaço para a massa crescer. Deixe descansar por uma hora, ela vai dobrar de volume. Essa porção rende 4 massas de 30 cm. Você pode cortar em quatro partes antes de abrir (você pode congelar por até 30 dias).

Com uma porção em mãos, abra a massa em uma mesa polvilhada de farinha. Agora vá abrindo com um rolo até chegar no tamanho da pedra de pizza em que você vai assar a massa. Um segredo é deixar a pedra pré aquecendo no forno e depois polvilhar fubá nela antes de colocar a massa para a pizza ficar ainda mais crocante.  

Como rechear:

  • Salgada: Agora espalhe o molho de tomate sem encostar na borda, deixando uma margem. Coloque a muçarela ralada e os ingredientes (já previamente preparados) da sua preferência. Asse por cerca de 20/25 minutos em forno pré-aquecido em 250 graus. Você pode ligar o dourador por mais 5 minutos. Agora é só servir ainda quentinha.
  • Doce: Asse a massa por 15 minutos enquanto prepara esse recheio. Derreta 400 gramas de chocolate meio amargo em banho-maria, adicione uma lata de creme de leite e uma colher de rum. Coloque na pizza e deixe assar por mais 5 minutos. Agora basta espalhar morangos. Você pode decorar com raspas de chocolate e polvilhar açúcar de confeiteiro. Além de deliciosa, ficará bem apresentável.

Agora você já pode evoluir da rápida e fácil pizza de frigideira para essa deliciosa receita que vai agradar toda sua família.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.