Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acredita-se que a pizza que tenha surgido em Nápoles, na Itália, por volta do século 18 / Autor: Karthik Garikapati / Fonte: Unsplash

A tradicional pizza surgiu na Itália. As origens indicam que ela tenha vindo de Nápoles, no século 18. Mas sabia que essa massa assada em forno é bem mais antiga? Esse círculo com cobertura é apreciado há mais de 6 mil anos pelos egípcios.

Anos mais tarde ela ganhou molho de tomate, queijo e outros recheios para se tornar a tradicional pizza assada na pedra que conhecemos hoje. E claro, não demorou para ela cair no gosto dos brasileiros. Acredita-se que ela tenha sido trazida ao país pelos imigrantes italianos no século 19. No Brasil, são produzidas mais de um milhão de pizzas por dia. Pouco mais da metade é consumida apenas pelo estado de São Paulo, que abriga as pizzarias mais famosas do país.

Aqui ela foi incrementada e ganhou diferentes versões que vão do doce ao salgado, com opções para todos os gostos. Confira as melhores receitas caseiras para preparar em casa:

BASE TRADICIONAL PARA PIZZA

Ingredientes para a massa:

6 xícaras de chá de farinha de trigo

2 colheres de sopa de fermento biológico seco

2 colheres de chá de açúcar

2 colheres de chá de sal

2 ½ xícaras de chá de água morna

¼ de xícara de chá de azeite

Preparo da massa: Misture o fermento e o açúcar em uma tigela e vá adicionando água morna aos poucos com uma colher para dissolver. Deixe descansar por 5 minutos, até criar espuma. Misture a farinha com o sal em uma tigela grande e deixe um furo no meio. Adicione o fermento espumado no centro da farinha. Então, coloque o azeite e vá misturando até incorporar.

Agora é hora de sovar a massa até ficar homogênea e lisa. Coloque essa massa em um recipiente grande untado com azeite e tampe com papel filme, é necessário que haja espaço para a massa crescer. Deixe descansar por uma hora, ela vai dobrar de volume. Essa porção rende 4 massas de 30 cm. Você pode cortar em quatro partes antes de abrir (você pode congelar por até 30 dias).

Com uma porção em mãos, abra a massa em uma mesa polvilhada de farinha. Agora vá abrindo com um rolo até chegar no tamanho da pedra de pizza em que você vai assar a massa. Um segredo é deixar a pedra pré aquecendo no forno e depois polvilhar fubá nela antes de colocar a massa para a pizza ficar ainda mais crocante.  

Como rechear:

  • Salgada: Agora espalhe o molho de tomate sem encostar na borda, deixando uma margem. Coloque a muçarela ralada e os ingredientes (já previamente preparados) da sua preferência. Asse por cerca de 20/25 minutos em forno pré-aquecido em 250 graus. Você pode ligar o dourador por mais 5 minutos. Agora é só servir ainda quentinha.
  • Doce: Asse a massa por 15 minutos enquanto prepara esse recheio. Derreta 400 gramas de chocolate meio amargo em banho-maria, adicione uma lata de creme de leite e uma colher de rum. Coloque na pizza e deixe assar por mais 5 minutos. Agora basta espalhar morangos. Você pode decorar com raspas de chocolate e polvilhar açúcar de confeiteiro. Além de deliciosa, ficará bem apresentável.

Agora você já pode evoluir da rápida e fácil pizza de frigideira para essa deliciosa receita que vai agradar toda sua família.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios