Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sobremesa com chocolate amargo, abacate e nozes, assinada pelo Chef Flávio Duarte, tem aprovação de neurocientista como alimento benéfico para uma melhor memorização; aprenda a fazer e surpreenda

Nossos hábitos alimentares impactam diretamente na nossa qualidade de vida, refletindo em melhora ou piora da nossa saúde, a depender do que comemos. E um dos maiores problemas enfrentados devido a ansiedade é o déficit de atenção, que afeta a memorização. Segundo o PhD neurocientista Fabiano de Abreu "a ansiedade causa disfunções em neurotransmissores responsáveis pela atenção e sem atenção não há memorização". Levando isto em consideração e também a celebração da Páscoa nesta semana, período em que doces e chocolates são consumidos com mais abundância, o Chef confeiteiro, Flávio Duarte, criou uma receita para quem quer aproveitar esta época e cuidar também da saúde mental para uma melhor memória.

“Para provar que é possível, vou ensinar uma receita de ovo de páscoa com chocolate amargo e recheio de abacate com nozes”, revela. “Além de muito saudável, é muito saboroso e leve”, garante.

A receita foi aprovada pelo comitê do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito. Para o diretor do Centro, Fabiano de Abreu, doutor em neurociências, neuropsicólogo e especialista em nutrição clínica, a receita possui uma série de benefícios pela riqueza dos ingredientes.

“O cacau é vasto em flavonoides, que melhoram a memória de curto prazo, processamento de informações, o desenvolvimento cognitivo e ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, eles trazem benefícios para a saúde do coração, aumentando a quantidade de sangue presente no giro denteado, área específica do hipocampo, estrutura responsável pelo filtro da memória e relacionada ao envelhecimento”, explica o especialista.

“O abacate é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, vitaminas B6, B12, selênio, previne a deterioração cognitiva (relacionado a inteligência) devido a este tipo de ácido graxo e também de certos fitoquímicos. Ele melhora as conexões neurais, além de aumentar o fluxo de sangue no cérebro, o que ajuda para seu bom funcionamento”, completa.

 “Já as nozes são ricas em ômega 3, chamado ácido alfa-linolênico, que reduz a pressão arterial e as protege. Também são ótimas para o processo de memorização e desenvolvimento da inteligência, assim como o selênio e a vitamina E, que também são encontrados nas nozes  e que estão relacionados a atenção e aprendizagem”, finaliza.

Aprenda a receita:

Ingredientes Casca Do Ovo De Chocolate

• 1 xícara de chocolate amargo (mínimo 70 % cacau), picado ou em gotas (aproximadamente 240 gramas)

Modo de preparo

1. Faça a temperagem do chocolate. É importante para que ele cristalize de forma correta, fique brilhante e não derreta com facilidade quando exposto em temperatura ambiente. Para isso, derreta o chocolate em banho-maria. Mantenha o fogo baixo. É importante que o fundo da tigela não encoste na água e que essa água. Se usar um termômetro culinário, a temperatura de derretimento do chocolate amargo deve ficar entre 45ºC e 50ºC.

2. Prepare um recipiente com água e gelo e coloque a tigela sobre essa água.

3. Coloque o chocolate derretido na tigela que está dentro da água e mexa até que atinja a temperatura de 30ºC.

4. Despeje o chocolate em uma forma de acetato em formato de ovo de Páscoa. Leve à geladeira até endurecer. Leve à geladeira e repita o processo (Despeje o chocolate em uma forma de acetato em formato de ovo de Páscoa. Leve à geladeira até endurecer) até obter uma espessura desejada. Quando o ovo estiver pronto, ele deverá soltar facilmente da forma.

Ingredientes Recheio

• 1 abacate bem maduro

• 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou de beterraba

• 3 colheres de cacau em pó

• Nozes trituradas para decorar

Modo de preparo

1. Bata no liquidificador o abacate com o açúcar, por último acrescente o cacau em pó.

e bata até obter uma mistura homogênea. Conserve na geladeira até o momento de usar.

Montagem

Posicione a casca de chocolate de preferência sobre a embalagem que será transportada, isso evitará que a casca quebre com o manuseio desnecessário. Preencha a casca com o recheio e em seguida decore com nozes trituradas.

Raphael Lucca - MF Press Global

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios