Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

4 dicas para ampliar os cuidados com a saúde e fortalecer o sistema imunológico

Nutricionista do Mundo Verde ensina a fazer escondidinho de abóbora com cogumelos

Manter uma alimentação balanceada, ou seja, aquela rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, castanhas, sementes e outros, incluir exercícios físicos na rotina diária, apostar em boas horas de sono e ficar exposto entre 15 a 30 minutos diários ao sol, pode evitar doenças, garantir mais qualidade de vida e fortalecer o sistema imunológico.

“Um dos principais fatores que provocam queda na imunidade são o estresse, o sedentarismo, ou o excesso de atividade física e a má alimentação. Isso porque a falta de algumas vitaminas e minerais prejudicam o desenvolvimento das células de defesa e isso pode afetar o bom funcionamento do sistema imunológico”, afirma Viviane Pereira, nutricionista do Mundo Verde, rede referência em saúde e bem-estar.

Conheça alguns dos suplementos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e podem evitar doenças:

1 – Própolis

É uma substância naturalmente produzida pelas abelhas. Atua na cicatrização, tem efeito antioxidante, anti-inflamatório, bactericida e é indicado para a manutenção e construção do sistema imunológico.

2 - Zinco

É um mineral com importante papel na formação das células do sistema imunológico, as responsáveis por reconhecerem e destruírem células e micro-organismos invasores que possam causar problemas no organismo.

3 – Multivitamínicos

Os multivitamínicos consistem em suplementos capazes de reunir vitaminas e minerais que são necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo o sistema imune. Hoje é possível encontrar combinações voltadas para crianças, idosos, homens e mulheres.

4 - Vitamina C

Atua como potente antioxidante, controlando a ação dos radicais livres, estruturas responsáveis pelo envelhecimento das células e aumenta a produção de glóbulos brancos e anticorpos, células que fazem parte do nosso sistema de defesa.

Receita Escondidinho de abóbora com cogumelos

Elaborada pela Marcela Mendes, Nutricionista Mundo Verde

Ingredientes do purê:

¼ de uma abóbora cabotiá grande já assada

½ xícara de leite de coco já diluído Mundo Verde Seleção

½ xícara de mix de quinoa já cozida Mundo Verde Seleção

2 colheres de sopa de óleo de coco Mundo Verde Seleção

1 colher de café de sal do Himalaia Mundo Verde Seleção

1 colher de café de tomilho desidratado

1 colher de café de pimenta-do-reino moída

Recheio:

200g de cogumelo shitake em fatias

200g cogumelo shimeji (sem os talos grandes)

Azeite de oliva extra virgem à gosto      

1 cebola grande picada

1 dente de alho picado

1 colher de sopa de molho de soja

3 colheres de sopa de molho de tomate caseiro

1 colher de café de sal do Himalaia Mundo Verde Seleção

1 colher de café de tomilho desidratado

Cebolinha fresca e picada à gosto

Semente de girassol à gosto Mundo Verde Seleção

Modo de preparo:

Purê de Abóbora

Retire a abóbora do forno, descasque e corte em pequenos pedaços. Em um liquidificador, adicione a abóbora, o leite de coco, o óleo de coco, o sal, a pimenta do reino e o tomilho desidratado. Bata até obter um creme liso, acrescente o mix de quinoa já cozido e bata novamente. Reserve.

Recheio de Cogumelos

Em uma frigideira antiaderente, refogue o alho e a cebola com o azeite, até que fiquem dourados. Acrescente o shitake fatiado, misturando bem e, em seguida, adicione o shimeji. Misture. Adicione o sal e o tomilho. Mexa para não queimar. Adicione o molho de soja e o molho de tomate. Deixe refogando por alguns minutinhos. Desligue o fogo, adicione a cebolinha fresca picada e misture.

Montagem

Em uma forma ou travessa, distribua o recheio de cogumelos na base. Adicione o purê de abóbora por cima dos cogumelos e distribua de maneira uniforme. Se desejar, finalize com as sementes de girassol. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos. Sirva na sequência

(Instagram: www.instagram.com/mundoverde_brasil   Facebook: www.facebook.com/mundoverde)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.