Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Super tradicional nos festejos da Semana Santa, o bacalhau é capaz de ir muito além da receita clássica que acompanha batata e pimentão. Uma curiosidade: bacalhau não é um peixe. Bacalhau é o processo de salga e secura do peixe. O fato de comprarmos o peixe já salgado requer maior atenção na hora do manuseio e quantidade dos ingredientes. Agora voltando ao tema “receita de Pàscoa”, que tal surpreender preparando o bacalhau com a cremosidade do molho branco e o tempero adocicado e único do alecrim?

Tempo de preparo: 50 min

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

● 1 kg de bacalhau dessalgado

● 4 colheres (sopa) de manteiga

● 2 cebolas médias cortadas em rodelas finas

● 1 colher (chá) de alecrim Kitano

● 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

● 2 xícaras (chá) de leite

● Meia xícara (chá) de creme de leite

● Meia colher (chá) de sal

● 1 colher (café) de pimenta-do-reino preta moída Kitano

Ingredientes para polvilhar:

● 3 colheres (sopa) de farinha de rosca

● Meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado

● 1 colher (chá) de alecrim Kitano

Preparo: Desfie o bacalhau dessalgado em lascas grandes. Reserve. Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e doure as cebolas rapidamente, junte o alecrim Kitano, retire do fogo e reserve. Na mesma panela, derreta a manteiga restante, polvilhe a farinha e misture até formar uma pasta, acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre até obter um molho cremoso. Acrescente o creme de leite, o sal, a pimenta-do-reino preta Kitano e misture. Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Em um refratário, distribua camadas alternadas de bacalhau, azeite, cebolas com alecrim e creme. A última camada deverá ser de creme. Reserve. Em uma tigela, misture a farinha de rosca, o queijo, o alecrim e polvilhe sobre o creme. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar a superfície. Sirva em seguida.

(Kitano.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.