Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quem disse que chocolate não pode fazer parte de uma vida saudável?

Tratado como vilão durante anos, o chocolate mostra hoje que pode sim ser aliado de uma vida saudável. As mais recentes pesquisas exaltam as qualidades do cacau como poderoso antioxidante e auxiliar na regulação do humor, e mostram que o chocolate se consumido com moderação pode trazer enormes benefícios a saúde.

A coach nutricional Gabi Lodewijks ressalta as propriedades do alimento e os principais benefícios com o consumo: "Um chocolate com uma quantidade maior de cacau pode trazer vários benefícios à sua saúde. Por ser um antioxidante, ele pode proteger as células que degeneram tumores cancerígenos. Além disso, a sensação de bem-estar que sentimos quando comemos chocolate é causada pela ação da endorfina e da dopamina, ótimo aliado na TPM. Outro benefício do chocolate são algumas mascaras de beleza contendo cacau em sua composição e isso porque ele tem alto poder hidratante e por combater os radicais livres ele acaba evitando a oxidação das células”.

Mas qual chocolate escolher?

Gabi Lodewijks ensina como não errar na escolha do chocolate: “Opte pelo chocolate amargo, que tem mais cacau, o que o torna mais rico em antioxidantes, com maior quantidade de nutrientes e menor teor de gordura e açúcar. Porem esses benefícios não se encontram no chocolate ao leite e chocolate branco que é mais calórico, porque como ele não é feito de cacau, e sim da manteiga do cacau, contém mais gordura que os outros tipos de chocolate. Uma boa opção para quem gosta de chocolate ao leite e começar consumindo um chocolate 55% cacau e aos poucos aumentando. O ideal e consumir 70% cacau ou mais”.

Cuidado com o chocolate diet
Para quem quer emagrecer, Gabi alerta: "não caia na armadilha de consumir chocolate diet pensando ser melhor. Esses geralmente são feitos para diabéticos e não contem açúcar, mas sim adoçante em seu lugar. No entanto, para poder manter o sabor e a consistência eles acabam usando mais gordura. Então acaba que esses chocolates diet são iguais ou mais calóricos que o normal. Ainda temos o chocolate light que contem menos calorias, em média de 25% a menos. Os chocolates zero são como os diet, mas não tem nutriente algum, podendo ser sem açúcar, sem gordura ou sem lactose, e são feitos sob medida para dietas especiais. Preste atenção: os produtos escritos no rotulo ZERO não contem menos calorias e sim algum nutriente a menos para se encaixar em dietas especiais”.

Aprecie com moderação
A coach nutricional alerta: "o chocolate, assim como qualquer outro alimento, não deve ser consumido em excesso, mas também não precisa sair de vez da sua vida. Consuma com moderação e aproveite os benefícios que ele nos proporciona. Alem de ser uma delícia, nos da energia, sensação de bem estar e muito mais”.

Ingredientes:

• 1 ovo
• 1 colher de mel ou açúcar de côco
• 1 colher de cacau (pode fazer com canela também ou só canela)
• 1 colher de farinha de amêndoa
Cobertura de brigadeiro fake
2 medidas de leite em pó
1 colher de cacau
Adicione água aos pouquinhos

Modo de Preparo

Mistura tudo na caneca e ponha no micro-ondas por 1:30min, dependendo do forno até 2min. E pronto. 

Adicione o brigadeiro fake se desejar ou alguma fruta.

Hebert Neri/ MF Press Global 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.