Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Massa choux:

    180 ml de leite

    90 g de manteiga

    150 g de farinha de trigo

    180 g de ovos

    10 g de açúcar refinado

    5 g de sal

Modo de preparo:

Em uma panela leve ao fogo o leite a manteiga, o sal e o açúcar até ferver. Adicione todo o trigo de uma vez e mexa até ficar uma massa homogênea e desgrudar do fundo. Coloque na batedeira e, utilizando a raquete/pá, bata até esfriar. Adicione os ovos aos poucos até a massa ficar com um aspecto elástico. Faça bolinhas com um saco de confeitar ou com colheres pequenas, e asse em forno preaquecido a 190º até que fiquem douradas. Desligue o forno e deixe-as lá dentro por 10 minutos.

Creme de confeiteiro de café:

    460 g de leite

    200 g de creme de leite fresco

    30 g de manteiga

    130 g de açúcar refinado

    160 g de gema

    50 g de amido de milho

    20 g de farinha de trigo

    1 colher de chá de essência de baunilha

    100 ml de café coado

Cobertura:

250g de chocolate em barra derretido

Modo de preparo:

Em uma tigela misture a farinha, o amido, o açúcar e as gemas e reserve. Em uma panela ferva o leite com o creme de leite, a manteiga e a baunilha e, em seguida, adicione a mistura anterior e leve de volta ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Acrescente o café. Leve para a geladeira por pelo menos 1 hora. Antes de rechear mecha bem com um fuê até aumentar o volume ou em uma batedeira com a raquete/pá. Montagem: Com as carolinas já frias, faça um furo na parte de baixo e recheie com o creme de café. Para finalizar, mergulhe o topo das carolinas no chocolate derretido.

(Chef Marcos Souza, do Café Gourmet Santa Monica - www.cafegourmetsantamonica.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.