Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ingredientes

* 500g de farinha de trigo

* 250g de manteiga com sal

* 1 gema para pincelar

* Sal a gosto (Se julgar necessário, pois a manteiga já tem sal)

Recheio

850 g de Queijo do Marajó Fazenda São Victor (rende, em média, 70g para cada forma de empada do tamanho 2)

Molho para o recheio

* 500 ml Tucupi

* 15 g de amido de milho

* 300 g Folhas de Jambu

* Sal a gosto

Modo de Preparo

Massa

Coloque numa tigela a farinha de trigo e misture a gema com um garfo. Depois, acrescente a manteiga e comece a trabalhar com as mãos na massa até juntar toda a farinha e formar uma bola. Não gasta mais do que 5 minutos este processo.

A quantidade de ingredientes vai servir para 12 porções de empadas, utilizando as formas do tamanho 2.

Molho para o recheio

Limpe e lave as folhas de jambu. Reserve.

Em uma panela despeje, coloque água o suficiente para ferver. Ao iniciar o processo de fervura, coloque as folhas de jambu, e deixe ferver cerca de 15 minutos. Escorra e reserve.

Na sequência, em uma panela despeje o tucupi, adicione o sal (a gosto), e deixe ferver em fogo médio, por aproximadamente 40 minutos.

Em um recipiente a parte dissolva o amido de milho em ½ copo de tucupi, em temperatura normal (frio). Em seguida, crescente ao tucupi ainda em processo de fervura, mexendo bem até ficar com a consistência (textura) ligeiramente cremosa. Deixe cozinhar um pouquinho, e continue mexendo para não empelotar. Desligue e espere esfriar para rechear as empadas.

Cada empada leva como recheio, a porção do Queijo do Marajó, e também do creme do tucupi e das folhas de jambu cozidas. Coloque as quantidades de acordo com o que considera estarem bem servidas. Faça a tampa da empada e passe gema por cima de cada uma. Leve ao forno até dourar.

(Point da Tapioca - Facebook: @pointdatapioca)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.