Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Isabela sugere preparar prato de massa nos dias de Carnaval

O Carnaval, comemorado este ano em 28 de fevereiro, está chegando e quem gosta da festividade sabe que é preciso ter uma alimentação adequada para garantir a energia necessária aos quatro dias de folia. E os carboidratos ajudam – e muito - nessa tarefa. Quem garante isso é Mariana Nacarato, nutricionista da Equilibrium, consultoria de nutrição da Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul.

“O carboidrato, presente nas massas, é a principal fonte para o fornecimento de energia”, explica a nutricionista. Isso porque os carboidratos são transformados em glicogênio e estocados dentro dos músculos do corpo. “É este estoque que fornece a energia necessária para o organismo aguentar uma atividade de longa duração como acompanhar o bloco de Carnaval ou pular atrás do trio elétrico”, completa Mariana. A profissional ressalta ainda que se a atividade for muito prolongada é necessário repor essa energia.

A dica da Isabela para o Carnaval é preparar um prato de macarrão que tenha acompanhamentos leves. Assim, você conseguirá garantir a energia necessária e participar da folia sem ter o estômago pesado. A receita de Espaguete ao Molho de Brócolis e Atum traz uma combinação ótima de massa e peixe, opção leve, saborosa e muito prática.

A vantagem de unir massas com alguma fonte de proteína é colaborar para prolongar a saciedade e manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição. “O macarrão associado a uma fonte de proteína possui uma baixa carga glicêmica (CG), ou seja, diminui a velocidade com que absorvemos glicose e promove saciedade por mais tempo”, completa a nutricionista.

Confira abaixo o passo a passo completo da receita e tenha um ótimo Carnaval!

Ingredientes:

1 embalagem de Espaguete Isabela (500g)

Sal à gosto

Molho de Brócolis:

4 colheres (sopa) de azeite

4 dentes de alho, picados

2 maços de brócolis, limpos e sem os talos

1 litro de leite

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado

sal, pimenta-do-reino e noz moscada à gosto

Recheio de Atum:

3 colheres (sopa) de azeite

1 cebola, picada

2 latas de atum sólido, sem óleo

100g de azeitonas pretas, picadas

sal e salsinha picada à gosto

Modo de preparo:

Passo 1 - Comece cozinhando o brócolis, escorra e reserve. Numa frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente o brócolis, acerte o sal e deixe refogar por mais 2 minutos. Retire do fogo e separe alguns raminhos para decorar o prato e reserve o restante. 

Passo 2 - Prepare o molho branco. Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina, acrescente a farinha de trigo e deixe dar uma douradinha. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.

Passo 3 - Bata no liquidificador o molho branco, o brócolis cozido e o queijo parmesão e reserve.

Passo 4 - Prepare o recheio de atum. Numa frigideira média, aqueça o azeite, refogue a cebola, acrescente o atum e as azeitonas pretas. Acerte o sal e deixe refogar por 2 minutos, junte a salsinha e reserve.

Passo 5 - Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o espaguete. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar por 9 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Passo 6 - Escorra a massa, junte o molho de brócolis, por cima acrescente o recheio de atum, decore com os raminhos de brócolis e sirva a seguir.

Rendimento:

5 porções

(www.isabela.com.br.)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.