Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Isabela sugere preparar prato de massa nos dias de Carnaval

O Carnaval, comemorado este ano em 28 de fevereiro, está chegando e quem gosta da festividade sabe que é preciso ter uma alimentação adequada para garantir a energia necessária aos quatro dias de folia. E os carboidratos ajudam – e muito - nessa tarefa. Quem garante isso é Mariana Nacarato, nutricionista da Equilibrium, consultoria de nutrição da Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul.

“O carboidrato, presente nas massas, é a principal fonte para o fornecimento de energia”, explica a nutricionista. Isso porque os carboidratos são transformados em glicogênio e estocados dentro dos músculos do corpo. “É este estoque que fornece a energia necessária para o organismo aguentar uma atividade de longa duração como acompanhar o bloco de Carnaval ou pular atrás do trio elétrico”, completa Mariana. A profissional ressalta ainda que se a atividade for muito prolongada é necessário repor essa energia.

A dica da Isabela para o Carnaval é preparar um prato de macarrão que tenha acompanhamentos leves. Assim, você conseguirá garantir a energia necessária e participar da folia sem ter o estômago pesado. A receita de Espaguete ao Molho de Brócolis e Atum traz uma combinação ótima de massa e peixe, opção leve, saborosa e muito prática.

A vantagem de unir massas com alguma fonte de proteína é colaborar para prolongar a saciedade e manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição. “O macarrão associado a uma fonte de proteína possui uma baixa carga glicêmica (CG), ou seja, diminui a velocidade com que absorvemos glicose e promove saciedade por mais tempo”, completa a nutricionista.

Confira abaixo o passo a passo completo da receita e tenha um ótimo Carnaval!

Ingredientes:

1 embalagem de Espaguete Isabela (500g)

Sal à gosto

Molho de Brócolis:

4 colheres (sopa) de azeite

4 dentes de alho, picados

2 maços de brócolis, limpos e sem os talos

1 litro de leite

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado

sal, pimenta-do-reino e noz moscada à gosto

Recheio de Atum:

3 colheres (sopa) de azeite

1 cebola, picada

2 latas de atum sólido, sem óleo

100g de azeitonas pretas, picadas

sal e salsinha picada à gosto

Modo de preparo:

Passo 1 - Comece cozinhando o brócolis, escorra e reserve. Numa frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente o brócolis, acerte o sal e deixe refogar por mais 2 minutos. Retire do fogo e separe alguns raminhos para decorar o prato e reserve o restante. 

Passo 2 - Prepare o molho branco. Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina, acrescente a farinha de trigo e deixe dar uma douradinha. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.

Passo 3 - Bata no liquidificador o molho branco, o brócolis cozido e o queijo parmesão e reserve.

Passo 4 - Prepare o recheio de atum. Numa frigideira média, aqueça o azeite, refogue a cebola, acrescente o atum e as azeitonas pretas. Acerte o sal e deixe refogar por 2 minutos, junte a salsinha e reserve.

Passo 5 - Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o espaguete. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar por 9 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Passo 6 - Escorra a massa, junte o molho de brócolis, por cima acrescente o recheio de atum, decore com os raminhos de brócolis e sirva a seguir.

Rendimento:

5 porções

(www.isabela.com.br.)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios