Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Se tem uma coisa que brasileiro gosta, é de massa. Somos o terceiro maior produtor de massa no mundo, perdendo apenas para a Itália e os Estados Unidos, e com o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus a demanda aumentou.  Para fugir do lugar comum das lasanhas a bolonhesa, o chef André Pionteke, um dos participantes mais carismáticos da edição 2018 do programa Masterchef, criou uma receita deliciosa de lasanha com espinafre e ricota em parceria com o chef Henrique Campos. Juntos, os dois chefs comandam a cozinha do Trattô, em Curitiba, restaurante especializado em culinária italiana, ao lado do empresário João Bataglin.

 “A lasanha de espinafre com ricota faz parte do cardápio da casa e é um dos nossos carro-chefe. É leve e foge do lugar comum das lasanhas tradicionais, tornando-se uma alternativa saborosa para os dias frios”, explicam os chefs.

O tempo de preparo é de uma hora e a lasanha rende de quatro a seis porções. Confira a receita e mãos à obra:

Ingredientes:

Para o creme de ricota com espinafre:

·         1 maço de espinafre

·         500g de ricota cremosa fresca

·         30ml de azeite de oliva

Para o molho base:

·         600ml de leite

·         30g de farinha de trigo (2 colheres de sopa)

·         30g de manteiga

·         200g de tomates pelatti cortados

Para a montagem:

·         200g de massa de lasanha

·         350g de queijo asiago ralado

Modo de preparo:

·         Creme de ricota e espinafre

Encha uma panela com água e leve para ferver no fogo. Enquanto isso, retire as folhas de espinafre dos talos e reserve. Agora encha um bowl com água fria. Quando a água ferver, coloque as folhas de espinafre e deixe por um minuto. Retire com a ajuda de uma peneira e coloque imediatamente na água fria para um choque térmico.

Em um liquidificador, ou processador, coloque a ricota (já despedaçada com as mãos mesmo), as folhas de espinafre bem escorridas e o azeite. Bata até formar um creme, tempere com sal e pimenta. Caso seja necessário, utilize um pouco da água do cozimento do espinafre para bater o creme. Reserve.

·         Para o molho base

Leve o leite para aquecer. Em outra panela, em fogo baixo, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo sempre com um fouet ou pão duro por aproximadamente 5 a 10 minutos, sem deixar que a manteiga queime.

Aos poucos, vá adicionando o leite na mistura de manteiga e farinha, mexendo constantemente com um fouet para não formar grumos. Deixe no fogo por mais 10 minutos, sempre em fogo baixo, e adicione os tomates pelatti. Tempere com sal e pimenta.

·         Montagem

Leve uma panela com água ao fogo para ferver. Encha um bowl com água fria e reserve. Quando a água ferver, coloque as massas de lasanha e cozinhe por 3 a 4 minutos. Retire e despeje imediatamente no bowl com água fria.

Em uma forma refratária, inicie a montagem da lasanha. Primeiro coloque o molho por toda a base da forma, depois, monte as camadas nesta sequência: disponha a massa sobre o fundo da forma, coloque o molho base, passe o creme de ricota e espinafre (se tiver um saco de confeiteiro facilita o processo) e o queijo ralado. Faça isso até ter pelo menos três camadas de recheio. Na última camada, despeje apenas o molho e o queijo por cima para gratinar. Leve ao forno em 200 graus por aproximadamente 20 minutos.

Rende seis porções

(Chef André Pionteke - cozinha do Trattô, em Curitiba)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.