Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

INGREDIENTES

Para o molho

- 2 cebolas médias

- 8 tomates para molho

- 3 dentes de alho

- 4 colheres (sopa) de manteiga (60 g)

- ½ xícara (chá) de farinha de trigo

- 2 xícaras (chá) de leite integral (500 ml)

- Sal e pimenta a gosto

- 1 ramo de manjericão

- Parmesão ralado ou em lascas a gosto

- 1 ramo de cheiro verde (salsa e cebolinha verde)

Para a massa

- 1 embalagem de Pena com Ovos Isabela (500 g)

- 1 colher de (sopa) de sal

PREPARO

1-    Prepare o molho vermelho: corte os tomates ao meio e limpe-os, retirando o cabo e as sementes. Pique a cebola e o alho em fatias bem finas. Em uma panela antiaderente, refogue a cebola até ficar transparente, acrescente o alho e frite por alguns minutos. Coloque os tomates, sal e pimenta, metade do cheiro verde, manjericão e 1 litro de água. Deixe cozinhar até que os tomates se desmanchem e virem um molho na consistência que preferir (mais líquido para um molho mais ralo, ou mais seco para um molho mais consistente). Assim que estiver pronto, desligue a panela e reserve.

2-    Prepare o molho branco: ferva o leite e reserve. Em uma panela com fundo antiaderente e em fogo baixo, derreta a manteiga, adicione a farinha de trigo e mexa sem parar, colocando o leite aos poucos, até atingir o ponto de creme. Diminua o fogo e tempere com sal e pimenta.

3-    Assim que o molho branco estiver pronto, desligue o fogo e misture-o ao molho de tomate.

4-    Prepare a massa: em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

5-    Escorra imediatamente e acrescente ao molho aquecido.

6-    Misture bem para que toda a massa fique envolvida pelo molho. Finalize com lascas de queijo tipo parmesão, cheiro verde picado e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 1 hora

(Chef César Brandelli, do Bistrô Café com Arte, de Bento Gonçalves (RS)   - www.isabela.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.