Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Gastronomia 18/01/2018  07h11

Receitas: Salada Grega

Ingredientes

Molho:

1 maço de dill (endro)

1 dente de alho (7 g)

Suco de 1 limão (30 ml)

¼ de xícara (chá) de azeite (50 ml)

1 colher (sopa) de sal

Pimenta-do-reino

Salada:

50 g de uvas-passas brancas

10 azeitonas pretas (60 g)

1 bandeja de tomates-cereja (150 g)

1 cebola roxa pequena (100 g)

1 pepino japonês (160 g)

270g de Queijo Minas Frescal Zero Lactose Tirolez (1 embalagem)

Modo de Preparo

- Molho: pique bem o dill e o alho e coloque em uma saladeira. Por cima, esprema o suco do limão. Adicione aos poucos o azeite e bata bem com um garfo ou fouet (batedor de arame) até formar um molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino recém-moída e reserve.

- Salada: hidrate as uvas-passas em ¼ de xícara (chá) de água quente (50 ml). Enquanto isso, corte as azeitonas pretas em quatro partes e os tomates-cereja na metade. Corte a cebola roxa e o pepino em fatias bem finas. Por último, corte o Minas Frescal Zero Lactose Tirolez em cubos médios.

Escorra as uvas-passas e coloque todos os ingredientes sobre o molho na seguinte ordem: uvas-passas, azeitonas, tomates, cebola, pepino e Minas Frescal Zero Lactose Tirolez. Envolva a salada no molho minutos antes de servir.

Dicas:

- Para obter uma textura mais macia do pepino, distribua as fatias sobre um pano de prato bem limpo e salpique ½ colher (café) de sal sobre eles.

- Para diminuir o ardor da cebola, deixe-a de molho em água gelada e escorra antes de usá-la.

- O Minas Frescal Zero Lactose Tirolez pode enriquecer muitos tipos de salada, como tomate com manjericão, pepino, saladas de vagem, brócolis, espinafre, alface ou rúcula, ou outras folhas combinadas com frutas como figo e morangos. Para tirar melhor proveito, corte o minas frescal somente quando for preparar a salada, pois uma das características principais desse tipo de queijo é a umidade. Quando cortado e deixado reservado, é natural que solte bastante líquido, o que pode deixar a salada muito úmida.

- As saladas são sempre preparações delicadas. Essa forma de misturar os ingredientes no molho somente na hora de servir faz com que os vegetais permaneçam frescos e crocantes até o momento do consumo. Misturar a salada na saladeira é uma forma de ter uma salada mais saborosa, pois todos os ingredientes vão pegar o tempero da mesma maneira.

Variação: o dill (endro) pode ser encontrado em barracas de temperos de feiras livres, mercados municipais e grandes redes de supermercados. No lugar do dill, você também pode usar outras ervas frescas, como hortelã, manjericão, tomilho ou alecrim picado.

(Tirolez.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.